Início / Notícias / Geral / Loteamentos e moradores ganham “cara nova” depois de obras de urbanização

Loteamentos e moradores ganham “cara nova” depois de obras de urbanização


Conjuntos ganharam asfalto definitivo, calçadas e sinalização de trânsito

Conjuntos ganharam asfalto definitivo, calçadas e sinalização de trânsito

O maior programa de ur­banização que Araucária já teve, o “Seu Bairro Novo”, está mudando a cara de várias regiões da cidade e, por consequência, mudando a vida dos moradores dessas localidades. Conforme o andar do programa, as memórias de dias chuvosos de lama e trans­torno dão lugar a elogios de quem reconhece e agradece pela mudança.

No Industrial, a dona de casa Olevina Aparecida de Souza Moreira não escondeu sua satisfação com as melhorias no local. “Agora fizeram coisa boa aqui. Eu percebi que minha garagem fica limpinha. Tiveram o capricho de gramar. Ficou muito bom o trabalho. A gente fica cheio de orgulho de morar em um lugar mais ajeitadinho”, contou a moradora. Ela diz que, junto com o marido, tem costume de ir à igreja de bicicleta e que, após as melhorias no bairro, essa prática também melhorou. “Antes era um pouco mais sofrido, pelas condições da via. Hoje está mais fácil”, avaliou.

Na mesma rua de Olevina, mas já no Jardim Sol Nascente, Judite Ferreira da Silva tem lembranças e opinião semelhantes à moradora do Industrial. “Antes era só barro. Quando chegava no ônibus já estava com o sapato todo sujo”, relatou. Judite lembrou do compromisso assumido pelo prefeito Olizandro com os bairros e tece elogios pelo serviço feito. “Ficou bonito. Agora, tem lugar para as crianças com bicicleta. Tem árvores… Se todo mundo zelar vai permanecer bonito. Quando meus parentes vierem vão ver outra coisa. Ficou muito bom de morar aqui. Parece outro lugar. Eu amo aqui. Eu amo Arau­cária”, avaliou a moradora.

Também morador do Sol Nascente, o pastor Valdenildo de Abreu Marques, que vive na região há 17 anos, conta que os serviços trazem mais qualidade de vida e destacou o fim dos buracos e a melhoria na sina­lização que antes consi­derava precária. “Morar aqui ficou bem melhor. Antes, queria sair daqui.”, confessou e, na sequência, justificou que, com as me­lhorias, mudou de ideia. “Serviço sem cobrar nada e o trabalho ficou muito bom. Não tenho do que reclamar. O Sol Nascente me­lhorou de zero para dez”, disse o morador.

Outro lado beneficiado com as obras do “Seu Bairro Novo”, o Jardim Shangai também viu sua paisagem mudar muito. O comerciante Osires Dias é uma das pessoas do local que aprovaram os serviços. “Essas [obras] infraestruturas valorizam bastante. Tinha muito pó e depois que asfaltou melhorou bastante”, avaliou. Não distante dali, a moradora do Jardim Panamericano Joaquina Soares dos Santos comemora a conquista para a comunidade local. “A parte onde eu moro era só buraco. A enxurrada passava e cobria até os pés da gente. Só barro mesmo. Agora ficou tudo mais bonito. Tem lugar para as crianças brincarem nas calçadas. Antes crianças não podiam sair de casa porque era só barro e mato”, destacou.

Representantes da área de vendas de imobiliárias de Arau­cária ouvidos destacam que obras, como o asfalto, agregam valor ao imóvel e facilitam, por exemplo, o processo de venda. Alguns lembram também que bancos tendem a financiar com mais facilidade imóveis quando há asfalto em frente.

O Programa “Seu Bairro Novo” está presente em diversas regiões da cidade. Além dos locais já citados, há ações no Costeira, Dalla Torre, Independência, Dona Júlia, Moteleski, Sabiá, Palomar, Vila Nova, entre outros.

Valdenildo de Abreu Marques, morador do Sol Nascente

Valdenildo de Abreu Marques, morador do Sol Nascente

Olevina Aparecida de Souza Moreira, moradora do Industrial

Olevina Aparecida de Souza Moreira, moradora do Industrial

Judite Ferreira da Silva, moradora do Sol Nascente

Judite Ferreira da Silva, moradora do Sol Nascente

FOTOS: Paulo Cesar Cordeiro / Carlos Poly/SMCS

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*