Início / Colunas / SMED / Mais da metade das unidades educacionais contam com novos diretores

Mais da metade das unidades educacionais contam com novos diretores


Em 2015, pais, alunos, professores e funcionários elegeram novos gestores escolares para os próximos três anos (2016-2018). Das 70 unidades educacionais (37 Escolas e 33 CMEI’s) as eleições ocorreram em 56, porque em nove unidades o único registro foi indeferido pela Comissão Eleitoral e em outras cinco não houve nenhum registro de candidatura. A eleição ocorreu no dia 02 de dezembro e o resultado foi conhecido no próprio dia, sendo que a apuração dos votos ocorreu nas próprias unidades.

A partir deste ano, mais da metade das unidades contam com uma nova direção. Das 37 escolas, 22 contam com novos gestores, isso representa uma renovação de 59%. Já nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), a renovação atingiu 52% do total de unidades, isto é, dos 33 diretores, 17 são novos.

Tinham direito ao voto os estudantes com 12 anos de idade ou mais, pais ou responsáveis legais, profissionais que estavam em exercício num período superior a quatro meses consecutivos na unidade educacional, bem como professores itinerantes RMD´s (Regente de Modalidade Diferenciada).

Poderiam ser candidatos a direção, os servidores com efetivo exercício na unidade por mais de quatro meses consecutivos, com formação em licenciatura plena ou pedagogia, disponibilidade de 40 (quarenta) horas semanais, e tivessem participado do curso para gestores (ofertado pela SMED no mês de agosto de 2015) com frequência mínima de 75%. Além disso, não deveriam estar cumprindo estágio probatório no padrão em que ocorreu o registro da candidatura, entre outros requisitos previstos na Lei 2060/2009.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*