Mais de 6 mil alunos de Araucária farão o Enem

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Estudantes estão preparados para fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro
Estudantes estão preparados para fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro

Para 8.627.195 estudantes de todo o Brasil, já começou a contagem regressiva para o Enem 2016, que será nos dias 5 e 6 de novembro. Na semana passada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do exame, iniciou a divulgação dos locais de aplicação das provas e é importante lembrar que foram necessárias pequenas alterações por conta das ocupações em alguns colégios. Apesar disso, todos os inscritos já estão devidamente alocados, mesmo assim, eles deverão manter seus cartões de confirmação atualizados. E em caso de dúvidas, o candidato deverá ligar para o Inep no telefone 0800-616161.

Os candidatos poderão verificar seus locais de provas e demais informações pela internet, através da Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial), ou também em tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Enem 2016”. O Inep também encaminhará, por SMS e email, aos 8.627.195 estudantes ins­critos na edição deste ano, um aviso de que os respectivos Cartões de Confirmação já podem ser acessados. Além disso, a cada três dias, novos lembretes serão enviados, por esses mesmos canais de comunicação, para todos que ainda não tenham verificado seus locais de prova.

O Inep também orienta que os participantes visitem o seu local de provas com antecedência e que, nas datas do exame, não se esqueçam de levar um documento original com foto e caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

Araucarienses na prova

Entre os mais de 8 milhões candidatos do Brasil que farão as provas do Enem, 419.239 são do Paraná, e 6.436 são de Araucária. Os araucarienses representam 1,5% do total de inscritos no Estado. Um dado interessante entre os participantes é que 55% são mulheres e 45% homens. Destes, 26% estão concluindo o ensino médio em 2016, 15% concluirão após 2016, 47% já concluíram e apenas 12% não concluíram e não estão cursando.

Entre os que já concluíram está a araucariense Jackeline Matias dos Santos, 22 anos. Ela terminou o ensino médio em 2011 e agora fará o Enem para utilizar a nota na seleção de uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos). “Quero fazer uma faculdade e só assim tenho chance. Estou estudando bastante, nos primeiros seis meses do ano fiz algumas revisões de tudo que já havia estudado e também fiz simulados pela internet pra me manter atualizada. Creio que terei alguma dificuldade em Matemática, mas estou bem confiante”, comentou.

Cristiano Vargas, 38 anos, casado e pai de dois filhos, está na faixa dos que não concluíram o ensino médio, mas que precisa fazer o Enem pra conseguir concluí-lo e arrumar um emprego. “Parei de estudar na antiga 5ª série e agora estou tendo dificuldades de me encaixar no mercado de trabalho. Estou estudando bastante. É claro que terei dificuldades em algumas questões, principalmente de Matemática, mas sempre há esperança de obter uma nota boa”.

Texto: MAURENN BERNARDO / Foto: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE