Mais de 8.300 alunos da rede municipal participam da Prova Araucária nesta semana

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Mais de 8.300 alunos da rede municipal participam da Prova Araucária nesta semana
Foto: Carlos Poly

 

Ao longo desta semana, mais de 8.300 alunos do 1ª ao 4ª ano da rede municipal participarão da Prova Araucária. A avaliação tem por objetivo diagnosticar a proficiência dos estudantes nas habilidades propostas na disciplina de Matemática bem como, com base nos resultados, auxiliar o professor na sua prática pedagógica visando melhorar o aprendizado do aluno onde houver fragilidade. Cada uma das escolas municipais definiu o dia de aplicação da prova e está informando aos seus estudantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a prova já foi distribuída às escolas que deverão aplicá-la até a próxima sexta-feira, 5. Os alunos do 5º ano não participam desta avaliação porque já participaram da Prova Paraná. Nesta terça-feira, 2, alunos da Escola Municipal Professora Ceci Sueli da Silva Cantador participaram da avaliação. Na unidade estudam 130 alunos de 1º ao 4º ano. De acordo com a diretora Priscilla da Cunha, os estudantes receberam previamente informações sobre como seria aplicada a prova e a sua importância. Para alguns alunos, esta foi a 1ª experiência com uma avaliação desse tipo.

A Prova Araucária contém 10 questões; cada uma com quatro alternativas (A,B,C e D) e apenas uma resposta correta. O aluno tem 50 minutos para responder às questões e mais 10 minutos para preencher a folha de respostas. As questões foram elaboradas por profissionais locais da Educação e consideram o conteúdo trabalhado na rede municipal de ensino.

Inclusão

A SMED informou ainda que, de modo a garantir o direito à inclusão, alunos que contam com profissionais de apoio continuam tendo este mesmo apoio para a avaliação. No caso de alunos cegos, a prova foi adaptada para braille e conta com material em relevo. Para os de baixa visão, o material foi ampliado para facilitar a leitura. Essas adaptações foram realizadas por profissionais do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Visual (CMAEE-AV), Centro vinculado à SMED.

Texto: PMA

Compartilhar
PUBLICIDADE