Mais troca-troca de CCs na PMA e na Câmara

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Diário Oficial do Município voltou a ser entupido na semana passada de decretos e portarias de nomeações e exonerações de cargos em comissão. O troca-troca foi feito tanto na Prefeitura como na Câmara de Araucária.

Conforme levantamento feito pelo O Popular, ao todo foram dezoito mudanças. Na Prefeitura elas foram oito: três exonerações, três nomeações e dois reenquadramentos, que é quando um comissionado tem a nomenclatura de seu cargo alterada. Normalmente, essa alteração resulta numa melho­ria salarial para o CC. Já na Câmara o troca-troca resultou em cinco demissões e cinco contratações (veja a tabela que ilustra esta matéria).

No Poder Executivo as mudanças atingiram cinco secretarias: Agricultura, Educação, Esporte e Lazer, Governo e Trabalho e Emprego. Já no Legislativo as trocas foram feitas em três gabinetes: Josué Kersten (PT), Paulo Horácio (SD) e Pedrinho Nogueira (PTN). Em dois destes gabinetes a mudança seguiu uma característica prejudicial aos cofres públicos, que volta e meia vem sendo feita naquela Casa. Ela consiste na prática de exonerar o CC num dia e renomeá-lo no seguinte, mudando apenas a nomenclatura do cargo. A demissão acaba obrigando a Câmara a pagar a rescisão do comissionado, o que inclui a indenização de férias não gozadas.

Desta vez a manobra foi utilizada pelos gabinetes dos vereadores Paulo Horácio e Josué Kersten. No primeiro caso, Luiz Claudio Both foi exo­nerado do cargo de chefe de gabinete no dia 12 de fevereiro e renomeado no de assessor parlamentar no dia 13 do mesmo mês. No caminho inverso, Rafael Zanetti foi demitido do cargo de assessor no dia 12 e contratado novamente como chefe de gabinete no dia 13. Já Josué fez o mesmo esquema com os comissionados Josiane Trzeciak e Josias Boiher. O primeiro era assessor e virou chefe de gabinete. O segundo era chefe de gabinete e virou assessor.
pág 4_5 - politica.indd
Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE