Medidas para melhorar o Instituto de Identificação

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na semana passada, mantive a minha primeira reunião de trabalho com o novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, delegado Júlio Reis. Levei a ele uma série de temas que venho discutindo em meu mandato na Assembleia Legislativa. Em especial, reivindicações para a contratação de aprovados em concursos públicos e melhorias na estrutura de pessoal das Polícias Civil, Militar e Científica.
Também tratei sobre algumas propostas para melhorar o atendimento, a estrutura física e os quadros de pessoal do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). O órgão tem sido alvo de críticas por causa de deficiências nos serviços de fornecimento da carteira de identidade. Principalmente com relação à marcação de horário para a confecção do documento.

Iniciamos tratativas para tomar algumas providências. Uma das ideias é buscar uma parceria com a Prefeitura de Curitiba para a instalação de postos avançados do IIPR nas Ruas da Cidadania, localizadas na Praça Rui Barbosa e nos bairros. Em diversas cidades, essa atividade já é realizada nesses centros de serviços públicos.

Outra medida fundamental para melhorar os serviços do IIPR seria a contratação de uma empresa terceirizada para realizar as atividades de atendimento. O modelo a ser seguido seria o da Polícia Federal que já terceiriza a confecção dos passaportes. Atualmente, o serviço no IIPR é realizado por profissionais papiloscopistas que deveriam atuar em cenas de crime, investigações, formulação de provas e em laboratórios. Esse desvio de função precisa acabar.

POLÍCIA CIENTÍFICA – Questionei ainda o secretário sobre as recentes decisões da Comissão de Política Salarial que autorizou a realização de concurso público para 100 vagas de escrivães de polícia e a nomeação de 20 aprovados no concurso para delegados de 2013. O secretário nos informou que essas medidas serão oficializadas em breve, dependendo apenas da publicação de um ato administrativo do Executivo.

Em relação à nomeação de aprovados no concurso público para a Polícia Científica realizado no ano passado, o secretário assegurou que será dada uma solução em breve. Houve algum problema na tramitação do protocolo que seria votado no CPS que já está sendo solucionado. Os demais assuntos tratados com o secretário foram: remuneração aos professores da Academia Superior da Polícia Civil; nova sede para o Departamento de Polícia Civil; concurso para cargos administrativos nas Polícias Civil e Científica; gratificação por função aos delegados; e criação do Centro Integrado de Comando e Controle de Foz do Iguaçu (Fusion Center).

 

Publicado na edição 1100 – 15/02/2018

Medidas para melhorar o Instituto de Identificação

Compartilhar
PUBLICIDADE