Início / Colunas / Melhor ambiente, mais negócios

Melhor ambiente, mais negócios


Araucária ainda é hoje o município que tem a maior receita per capita do estado do Paraná. Maior que Curitiba, maior que Maringá, maior que todos. Isso se deve ao fato de que existe instalada aqui uma refinaria da Petrobras. O monstruoso, fabuloso e desproporcional volume de impostos que esta unidade de refino de combustíveis gera, em relação ao restante das empresas, é o que garantiu os cerca de 65% dos quase R$ 600 milhões que entraram no caixa da prefeitura no ano passado. Já imaginou se acontece uma desgraça, um grande acidente ou se o preço do petróleo tem uma grande queda? Naturalmente a geração destes impostos também vai cair. E o equilíbrio de nossas contas, que já está arrebentado, vai fazer o município falir de vez.

Essa dinheirama que há muitos anos abastece os cofres municipais parece ter deixado nossos administradores míopes, encantados pela serpente, pois poucos, agiram de forma ativa e consistente na atração de empresas para diluir o peso da Repar em nossa matriz de receita. Ainda assim, focou-se apenas nas grandes.

Albanor Zezé em parceria com o município de Curitiba, colocou em prática o Bom Negócio, que atuava na formalização dos micro empreendedores individuais. Fez isso mais com um foco populista do que na geração de riqueza para a cidade.

Nenhum deles se preocupou com ambiente de negócios, na rapidez na emissão de um alvará de instalação, que hoje pode levar meses, na atuação de fiscais, no apoio com treinamento de quem quer empreender e por aí vai. Neste sentido é louvável a atitude do atual prefeito de dar alguma atenção à Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar), como mostra reportagem em nossa página 4. Depois de um ano e meio da novela do fecha-não-fecha, o órgão finalmente começou, ainda que de forma bem incipiente, a mostrar sinais de que pode trabalhar no motivo de sua existência. Também é necessário reconhecer o empenho do SEBRAE em se envolver junto ao poder público e provocar esse trabalhoso início de ações direcionadas a dar mais agilidade a setores pelos quais qualquer empresa deverá passar. Fica aqui nossa torcida que esta boa maré continue aumentando sua força. Pense nisso e boa leitura.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*