Home / Notícias / Geral / Mesários passarão por um treinamento

Mesários passarão por um treinamento


Os preparativos para as eleições 2018 seguem em ritmo acelerado. A partir desta quinta-feira, 23 de agosto, até o sábado, 25, o Cartório Eleitoral de Araucária fará o treinamento dos mesários e presidentes de seções que vão trabalhar nas eleições deste ano. Ao todo, 1.500 araucarienses foram convocados para trabalhar no dia 7 de outubro e, se houver segundo turno, também no dia 28 de outubro.


Na terça-feira, 21 de agosto, foi o último dia para os tribunais regionais eleitorais decidirem sobre os recursos interpostos contra a nomeação dos membros das mesas receptoras (mesários) e do pessoal de apoio logístico e contra a designação dos locais de votação, observado o prazo de 3 dias da chegada do recurso ao tribunal.

As pessoas convocadas para trabalhar nas eleições também têm uma importante ferramenta de apoio. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a nova versão do aplicativo “Mesários Eleições 2018”, que existe desde 2016, e ajuda a preparar todo esse pessoal, para a importante função que desempenhará no processo. O app já está disponível, no Google Play e na Apple Store e através dele é possível ter acesso a instruções sobre a preparação da seção eleitoral para receber os eleitores, a emissão dos relatórios, a organização do fluxo de votação e os passos para viabilizar a votação do eleitor. O acesso pode ser feito a qualquer hora, e em qualquer lugar, por meio de smartphone.

O aplicativo traz ainda informações a respeito do funcionamento das urnas eletrônicas, dos novos documentos eletrônicos (e-Título e Documento Nacional de Identidade – DNI) e do nome social (designação pela qual travestis e transexuais são socialmente reconhecidos), que, nesta eleição, pode aparecer no título, caso tenha sido solicitado pelo eleitor. Há também um quiz para testar os conhecimentos do mesário.

Publicado na edição 1123 – 23/08/18

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*