Morador denuncia criadouro de mosquitos

A SMMA disse que vai limpar o local, mas precisa que a população denuncie quem continuar jogando lixo na região
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A SMMA disse que vai limpar o local, mas precisa que a população denuncie quem continuar jogando lixo na região
A SMMA disse que vai limpar o local, mas precisa que a população denuncie quem continuar jogando lixo na região

Legenda 2 - Cópia
Com o país em estado de alerta contra a dengue e o zika vírus, a luta contra o mosquito Aedes Aegypti é cons­tante e muitos moradores estão engajados na campanha em prol do bem da comunidade. Por isso, o jovem Thiago André Cavalheiro, de 24 anos, decidiu denunciar o que encontrou no Costeira.

Sempre que caminha pela rua José Gondek, ele se depara com montes de lixo e sabe que está em perigo quando passa por ali. “Aqui há diversos pontos de água parada e eu já encontrei vários criadouros de larvas nessas latas, copos e pneus. Isso é caso de saúde pública!”, adverte o jovem, que trabalhou por quatro anos próximo ao local.

De acordo com ele, o pro­blema já foi apresentado à Se­cretaria do Meio Ambiente várias vezes, mas continua sem solução. “Aqui já virou um depósito de lixo porque o pessoal joga resto de cana, copo descartável, muitas latas de tinta e até resíduo médico. Isso é motivo de preocupação e pode trazer muitas doenças até para quem está jogando essa lixarada aqui. Espero que isso acabe antes que seja tarde”, pontua.

Para Hélio Luis Bzuneck, diretor do Departamento de Limpeza Pública da SMMA, o problema é causado por essa falta de conscientização dos moradores. “Nós passamos todo mês fazendo um pente fino na região e tentando identificar as pessoas que jogam o lixo para multá-las, mas eles descobrem o horário que passamos e jogam em outro momento, então fica muito difícil”, lamenta.

Mesmo assim, ele afirma que já foi emitida uma ordem de serviço para limpeza do local nos próximos dias e a secretaria conta com o apoio de moradores como Thiago para darem fim ao problema. “As pessoas precisam se conscientizar a respeito do problema e saber que podem simplesmente ligar para o telefone 3614-7480 e pedir para buscarmos o lixo. Não é necessário jogar na rua e acabar trazendo doenças à comunidade”.

Além disso, a secretaria pede que a população denuncie quem jogar entulho em locais irregulares. “Você não precisa se indispor com a pessoa. Basta anotar a placa do carro ou o endereço dela e nos passar por telefone ou pelo site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br/secretarias/meio-ambiente)”, finaliza o secretário de Meio ambiente, Hino Dirlei.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE