Mulheres dão show de dança do ventre

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na terça-feira, dia 9, aconteceu o encerramento das aulas de dança do ventre no Ginásio do Núcleo Esportivo São Francisco de Assis (CSU). Participaram 13 alunas, a instrutora da dança e diretora do Departamento de Aptidão Física e Saúde, Walkíria Ferreira Gomes, o coordenador do Núcleo Luciano Czarneski, e as pessoas da comunidade que prestigiaram a apresentação.

Segundo a instrutora de dança da Secretaria de Esportes de Araucária, Carolina Guedes de Liz, a maioria das alunas nunca tinha praticado nenhum tipo de dança. “Elas tiveram um bom desempenho durante as atividades no ano”, afirma. Para as apresentações de encerramento cada uma fez sua própria composição coreográfica e também teve um apresentação em grupo.

Simbologia
A dança do ventre é uma celebração à vida devido à simbologia que é representada nos movimentos praticados, que são inspirados nos animais, como a cobra e o camelo, nos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – e em toda a natureza.

A rigidez do padrão de beleza é quebrada na coreografia, pela harmonia dos movimentos, pelo colorido das roupas e véus, pela riqueza dos ornamentos e acima de tudo pelo prazer da dança. Além do lado afetivo e social, todas as mulheres podem se sentir lindas, pois a dança enaltece a beleza de cada uma.

História
A Dança do Ventre é uma dança do Período Matriarcal, cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que em sua forma primitiva era considerada um ritual sagrado. Sua origem data de 700 anos atrás, relacionada aos cultos primitivos da Deusa-Mãe: provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos de seu cerimonial.

Compartilhar
PUBLICIDADE