Home / Notícias / Política / No Palácio Iguaçu, Hissam e Ratinho Jr. discutem investimentos para Araucária

No Palácio Iguaçu, Hissam e Ratinho Jr. discutem investimentos para Araucária

Da esquerda pra direita: Samuel, Ortega, Hissam, Ratinho, Genildo e Simon. Foto: divulgação

O governador Ratinho Junior (PSD) recebeu o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) na manhã da última segunda-feira, 29 de julho, para discutir uma série de investimentos em Araucária.

O encontro aconteceu no gabinete do governador no Palácio Iguaçu e contou também com a participação dos secretários Genildo Carvalho (Governo), Samuel Almeida (Planejamento) e do procurador geral do município, Simon de Quadros. Na oportunidade, Hissam e sua equipe entregaram a Ratinho Jr. e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, solicitações de ações em áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e infraestrutura.

Saúde

Entre os projetos discutidos na audiência esteve a disponibilização de recursos para compra de equipamentos para o Hospital Municipal de Araucária (HMA). Imediatamente o governador autorizou a sequência da tramitação para liberação de uma linha de financiamento de R$ 4 milhões para essas aquisições. Além disso, o Governo do Estado deve disponibilizar outros R$ 2 milhões a fundo perdido para complementar a atualização dos aparelhos. Será a primeira vez desde a inauguração do HMA, em 2008, que o parque de aparelhos da unidade será atualizado.

Educação

Outra ação discutida no encontro foi o andamento das ações para construção de outros dois colégios estaduais em Araucária. Nesta parceria, a Prefeitura irá doar os imóveis e o Estado bancará as edificações. As unidades serão construídas num terreno às margens da rua Costa e Silva, no bairro Costeira, e outro que fica no loteamento Parque dos Pássaros, no bairro Capela Velha.

Infraestrutura

Na parte de infraestrutura foi apresentado ao governador projetos para pavimentação de importantes vias industriais do Município, como a Avenida Castelo Branco, que corta boa parte do polo industrial e poderia impulsionar ainda mais aquele setor, estimulando a atração de novas empresas. Outra via é Lidia Zampieri, que já tem até os projetos de engenharia prontos. A relevância desta pavimentação vai além de desenvolvimento da área industrial e alcança também uma questão de segurança pública, pois a urbanização da via facilitará o plano de evacuação daquela região numa hipotética situação de acidente envolvendo as empresas da região.

Outro tema discutido na audiência foi a construção de um posto do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná às margens da BR-476, num terreno que já pertence ao Governo do Estado. O secretário de Governo, Genildo Carvalho, explicou a relevância do projeto em virtude da necessidade de as carretas que abastecem no pool de combustíveis da cidade se dirigir diariamente até a região do Tarumã, em Curitiba, na sede do IPEM, para realizar essa verificação, o que acaba dificultando a logística das distribuidoras e sobrecarregando o tráfego de carretas em vias arteriais da região metropolitana.

Além desses temas específicos, no encontro, que durou quase duas horas, o governador e o prefeito também falaram sobre investimentos na implantação do Parque Nacional do Iguaçu, que será implantado na região do jardim Tropical e da cessão de um imóvel do Município que servirá a vários batalhões da Polícia Militar.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1174 – 01/08/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*