Home / Colunas / Notas Políticas / Notas Políticas – Edição 1191

Notas Políticas – Edição 1191

  • Nova executiva

Com a presença do deputado estadual Fernando Francischini, o PSL municipal realizou sua convenção na última quinta-feira, 21 de novembro. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu um bom número de pessoas. A presidência da Executiva segue com Edison Coruja.

  • Majoritária

Durante sua fala, Francischini enfatizou que o desejo da direção estadual é o de que o PSL local lance chapa completa para as eleições do ano que vem. Ou seja, com candidatura a prefeito e a vereadores.

  • À disposição

Se o projeto de chapa majoritária vingar, o nome mais provável para ocupar o posto é o do diretor jurídico da Câmara, Gustavo Botogoski. Ele, que estava filiado ao PDT, acaba de se juntar ao PSL. Inclusive, durante a convenção da semana passada, deixou seu nome à disposição dos demais correligionários.

  • Grana

É bom lembrar que, pelas regras de distribuição de recursos dos fundos Eleitoral e Partidário, aquelas legendas que lançarem chapas majoritárias devem ter algum aporte dessa grana pública para financiar suas campanhas. O PSL, como se sabe, é a legenda que detém a maior fatia do bolo, algo em torno de R$ 359 milhões.

  • Vereadores

Ainda dentro do PSL, outro objetivo é formar uma chapa de candidatos a vereador que possibilite, pelo menos, a manutenção do número atual de cadeiras que a legenda possui na Câmara: duas. Celso Nicácio e Alexandre Jacinto, o Xandão, devem permanecer nos quadros do PSL e tentar a reeleição. Logo, restam 15 vagas para completar a chapa, sendo que um dos desafios da direção é atrair outros pré-candidatos com potencial eleitoral, sem que estes reclamem muito se, no final das contas, se tornarem meros escadinhas de luxo de Xandão e Nicácio.

  • Boataria

Com a proximidade do final do ano e início de ano eleitoral, crescem as conversas sobre eventuais candidaturas majoritárias. Quem, dizem, está animado com a possibilidade de voltar a disputar uma eleição é o ex-prefeito Albanor José Ferreira Gomes, que atualmente está filiado ao Podemos. Há quem diga que, caso seu intento seja mantido, uma possível vice seria a vereadora Tatiana Nogueira (PSDB).

  • Faltaram

Três vereadores não compareceram à sessão plenária desta terça-feira, 26 de novembro. Tatiana Nogueira, Claudio Sarnik (Cidadania) e Elias Almeida (Cidadania).

  • Tranquila

De uma maneira geral, a sessão transcorreu de maneira tranquila. Com os vereadores, cada um a seu estilo, fazendo o seu papel.

  • Retirado

Incluído na ordem do dia desta semana, o projeto de lei que revisa o Plano Diretor da cidade voltou a ser retirado da pauta por decisão dos vereadores. O texto já foi, inclusive, analisado em primeira votação, mas divergências dos edis quanto as permissões ou não de construção em algumas áreas da cidade tem travado a conclusão da análise.

  • Décimo terceiro

O pagamento do décimo terceiro salário dos servidores da Prefeitura acontecerá somente no mês de dezembro, muito possivelmente entre os dias 15 e 20. Embora esteja dentro do que a lei permite, muitos funcionários não gostaram de saber que só vão receber a uma semana do Natal e andam se perguntando a razão dessa demora. De acordo com o apurado por esta Coluna, a decisão de pagar somente em dezembro ocorreu porque o Município estava tendo problemas judiciais em razão de questionamentos de alguns servidores quanto ao valor que recebiam de gratificação natalina.

  • Explicando

Acontece que o artigo 63 do Estatuto do Servidor previu que o 13º deveria ser calculado levando em conta a “maior remuneração percebida pelo servidor no decurso do ano”. Logo, é preciso levar em conta para o cálculo o salário recebido no mês de dezembro. Antes, quando o Município antecipava o décimo e o funcionário acabava recebendo um salário maior em dezembro (em razão de horas-extras, por exemplo), ele acabava acionando o Município na Justiça posteriormente alegando que havia diferença de valores a receber.

  • Fase vinculante

Em novo comunicado feito ao mercado no último dia 22 de novembro, a Petrobras deu início à chamada fase vinculante referente à venda da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).

  • Cartas-convite

Nesta fase do processo, os potenciais compradores, os quais já foram classificados para essa fase, receberão carta-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de diligências prévias para análise dos riscos e vantagens da transação e para o envio das propostas de preços.

  • Em segredo

Lembrando que a Petrobras ainda não divulgou quem foram as empresas ou grupos econômicos habilitados para participar da fase vinculante.

  • Em fevereiro

A rede de materiais de construção Nichele deve inaugurar sua loja em Araucária em fevereiro do ano que vem. A filial está sendo construída em terreno ao lado do Max Atacadista, às margens da Rodovia do Xisto.

  • Refazendo

Nos últimos dias, inclusive, um boato de que a empresa havia desistido de se instalar em Araucária chegou a circular. Isso porque parte da estrutura da nova loja que já havia sido montada simplesmente começou a ser retirada da edificação. No entanto, de acordo com a direção da Nichele, a retirada foi necessária para simples correção, sendo que o cronograma de implantação da unidade na cidade não foi afetado.

  • Radares fixos

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) deve concluir nas próximas semanas o processo para início da licitação de escolha da empresa que irá fornecer radares fixos eletrônicos para as ruas de Araucária. Ao que se sabe, esse processo inclui equipamentos para fiscalização de excesso de velocidade e avanço irregular de semáforo.

  • Pontos

Ao todo, devem ser instalados em torno de 40 desses equipamentos, naquelas vias mais movimentadas da cidade, as quais foram previamente estudadas pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1191 – 28/11/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*