Compartilhe esta notícia

Entrevista

Seguindo a série de entrevistas que O Popular vem fazendo com os pré-candidatos a prefeito, conversaremos na próxima segunda-feira, 14 de setembro com Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), que é pré-candidato à reeleição. O bate-papo será ao vivo, transmitido pela fanpage do jornal O Popular (www.facebook.com/opopularpr), a partir das 20.

Não topou

Dos pré-candidatos conhecidos, O Popular convidou a todos para essa série de entrevistas. O único que acabou não aceitando o convite foi Albanor José Ferreira Gomes (Podemos). Todos os demais partidos com pretensões majoritárias contribuíram com os eleitores locais falando de suas ideias para quem acompanha nossas redes.

Hilda prefeita

Falando em Hissam, ele tirou uns dias de férias esta semana. Com isso, desde domingo, 6 de setembro, o comando da cidade está nas boas mãos da vice-prefeita, Hilda Lucalski. Hissam retorna ao posto na próxima segunda-feira (14).

Gustavo e Gledson

Conforme já adiantado pelo O Popular em sua última edição, a coligação PSL-PROS confirmou os nomes de Gustavo Botogoski como candidato a prefeito e Gledson Zawadski como vice. A chapa foi referendada em convenção realizada na segunda-feira, 7 de setembro.

Péricles e Orivaldo

Um dia antes, o Avante realizou sua convenção e também confirmou o nome de Péricles Alves Pinto como candidato a prefeito. A vaga de vice ficou com Professor Orivaldo, que – inclusive – foi candidato ao comando do Município nas eleições de 2016.

PDT

Outro partido que também realizou convenção neste final de semana foi o PDT. A legenda acabou optando por lançar chapa majoritária pura, que será encabeçada pelo advogado Genésio Felipe de Natividade. A vaga de vice ficou com Franciele da Silva Erardt. Genésio, como se sabe, mora em Curitiba e a última vez que trabalhou em Araucária foi na gestão 2009-2012. Naquela oportunidade foi o procurador-geral da administração de Zezé.

Boataria

Faltando poucos dias para o término do período de convenções municipais, o que não tem faltado nos bastidores da política municipal é boato de mala branca, propostas não republicanas, participação em mandatos futuros e outra dezena de promessas para que esse ou aquele pré-candidato retire sua candidatura e apoie fulano ou cicrano.

Algodão entre os cristais

Nesse turbilhão de promessas, algumas muito tentadoras, quem tem que acalmar os ânimos é a direção municipal de cada partido. O monitoramento é diário. As conversas são intensas. Tudo para persuadir esse ou aquele sujeito a se manter no páreo e não cair no canto da sereia.

Patriota

Está marcada para esse domingo, 13 de setembro, a convenção municipal do Patriota. O encontro começará às 19h30 e será realizado na rua Carlos Vicente Zapxon, 284, no Costeira.

Prefeito

Presidido atualmente em Araucária pelo empresário Floriano Pereira da Silva Filho, o Patriota estuda a possibilidade de lançar chapa majoritária nas eleições deste ano. A se confirmar a hipótese, o próprio Floriano deve ser o escolhido como candidato a prefeito.

Cobrança

A Procuradoria Geral do Município (PGM) quer que a Viação Tindiquera, empresa que gerencia o transporte coletivo no Município, devolva imediatamente aos cofres públicos R$ 6.266.308,97. O dinheiro é referente a um valor que foi pago indevidamente à empresa após uma determinação judicial exarada pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná.

Pedido

A cobrança do valor está sendo feita junto à 1ª Vara da Fazenda Pública de Araucária. A PGM ainda pede que, caso a Viação Tindiquera não devolva imediatamente os valores, ela seja obrigada a pagar multa diária não inferior a R$ 100 mil.

Reconhecimento

A fundamentação para a cobrança imediata dos valores tem como base duas vitórias recentes que o Município obteve junto ao Poder Judiciário. Uma delas, inclusive, perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A outra, por sua vez, se deu numa ação que tramita na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Baixada

Falando em transporte coletivo, quase três anos depois de o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) ter decidido corretamente pelo fechamento da perdulária Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), a Prefeitura conseguiu baixar e encerrar a empresa junto à Receita Federal e a Junta Comercial. Talvez a História jamais reconheça tal feito, mas – sem dúvida – essa decisão tenha sido a mais importante tomada por um prefeito desde que – lá na década de 1990 – criou-se a bendita CATU, que depois virou Emudar e posteriormente CMTC. Agora fechada, a CMTC não deixará saudades, pelos menos aos cofres públicos, que deixaram de jogar milhões fora com a manutenção da companhia.

Lé com Cré

Sempre é bom destacar que a cobrança que o Município faz agora não tem nada a ver com o atual contrato que a Prefeitura possui com a Viação Tindiquera. Logo, não existe qualquer perigo de que a busca desses recursos públicos que foram pagos indevidamente à concessionária do transporte coletivo represente perigo algum à manutenção do sistema TRIAR.

Justiça

No pedido de devolução dos valores o Município ressaltou, inclusive, que os valores devidos pela Viação Tindiquera precisam retornar urgentemente ao erário municipal para ajudar na compensação da queda da arrecadação que a cidade e todo o país vêm sofrendo em razão dos reflexos econômicos causados pela Covid-19.

Audiência pública

Está marcada para o dia 30 de setembro, às 10h, a audiência pública de prestação de contas referente às despesas e receitas do Município nesse segundo quadrimestre. A reunião foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e acontece no plenário da Casa.

Pandemia

Os dados que serão apresentados nesse encontro são os primeiros que compreenderão os meses em que a arrecadação e despesa municipal já estavam totalmente afetados pela pandemia da Covid.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1229 – 10/09/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio