Notas Políticas – Edição 1230

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Terminada

A temporada de convenções está encerrada. Ao longo dos próximos dias os partidos se batem para reunir a documentação, fechar o registro da candidatura, conseguir CNPJ dos candidatos, abrir conta bancária de campanha. Depois disso vem o mais difícil: conseguir os votos.

Entusiasmado

Quem acompanha o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) cotidianamente e estiveram com ele nas campanhas de 2012 e 2016 são categóricos ao afirmar: nunca o viram tão motivado para uma campanha.

Pedir voto

O estilo de Hissam em campanhas anteriores nunca foi de quem batia nas portas, ligava pedindo voto, mandava mensagem, essas coisas. Ele sempre foi mais na dele. Isso agora mudou. O homem tá ligado em 220 para fazer campanha.

Firme e forte

Nunca houve dúvidas de que Hissam permaneceria com Dona Hilda como vice. Porém, é fato que ao longo das semanas que antecederam as convenções, o que não faltou foi articulação de outros interessados no posto. Articulações estas, aliás, legítimas. Afinal, política tem dessas coisas, todos têm que buscar aquilo que almejam enquanto projeto de poder. Com as convenções finalizadas e a chapa majoritária sacramentada, o que se tem visto é, mesmo entre os que pretenderam a vaga de vice, a consciência de que a manutenção da dobrada H2 foi acertada.

Também

A chapa que terá Albanor José Ferreira Gomes (Podemos) como candidato a prefeito e Tatiana Nogueira (PSDB) também terá cinco partidos na coligação. Além de Podemos e PSDB também fazem parte do grupo o PTB, o DC e o PC do B.

Novidade

A novidade da coligação de Zezé ficou mesmo com a decisão do PC do B de integrar o grupo. O responsável por levar os comunistas aos braços de Albanor teria sido Wilson Ubiratan, o Bira. Na gestão 2009-2012, inclusive, ele foi diretor geral da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Chapa

Bira, aliás, é candidato a vereador pelo PC do B. Na convenção do partido, realizada na semana passada, também foram homologados os nomes de Claudio Martins, Grego, Elizabeth Palhano, Juliana Martins, Juliana Moraes, Leonice Alves, Maria de Souza, Osvaldo da Cesta, Paulinho Mecânico, Pedro Alexandre e Valter do Espetinhos na chapa da legenda que buscará uma cadeira na Câmara.

MDB

O MDB quase fechou questão para integrar formalmente a coligação de Albanor. Uma reunião entre Zezé e integrantes da direção do MDB foi realizada na quinta-feira da semana passada, 10 de setembro. A conversa foi boa. Inclusive, a convenção realizada na sexta-feira (11) começou com grandes chances de vermos novamente Zezé e Olizandro num mesmo palanque. No final das contas, porém, o MDB acabou não embarcando oficialmente na barca do Podemos.

Só vereador

Com a decisão de não integrar a chapa de Zezé, a opção para o MDB seria o lançamento de candidatura própria a prefeito ou simplesmente esquecer a campanha majoritária e formar só chapa de candidatos a vereador. Nessas negociações, o pré-candidato Hino Dirlei Falat de Souza acabou abrindo mão a sua candidatura. Com isso, os convencionais decidiram só pelo lançamento da chapa proporcional.

Quem?

A chapa de candidatos a vereador do MDB tem 11 nomes: Alexandre do Queijo, Augusto Spacki, Camilo Domanki, Professor Cesar, Simples Carlos, Roberta Habinski, Rubia Baja, Olizandro Junior, Fernanda Miranda, Josiane Simões e João dos Cavalos.

PTC

Realizada no domingo, 13 de setembro, a convenção do PTC também confirmou a candidatura de onze a vereador. São eles: Anderson Betalha, Edilson Boy, Graci Azevedo, Jéssica Oliveira, Josimar do Transporte, Leandro da Academia, Cida Rochinski, Odir Carteiro, Roberto Carlos Neviadunski, Ronaldo Luis da Silva e Simone Marin.

Republicanos

Algumas das chapas com mais candidatos a vereador são aquelas que integram a coligação de Hissam. O Republicano, por exemplo, tem 17: Jaqueline, Leonice Lacerda, Bruna Nowak, Nice Alvorada, Neide, Teresa Obiala, Airton Alves, Clair Açougueiro, Gusmão Santos, Juan Lacerda, Jurandir Pires, Marcão do Bar, Michael Silva, Professor Carlos, Valderi Cassol, Vilson e Xeries Guilherme.

PL

O PL, da mesma forma, tem chapa com 17 nomes: Clair da Favi, Ivonete Schwalenberg, Professora Eliane, Renata Santarosa, Sônia do Costeira, Michele Santos, Baiano Lima, Cirineu Vieira, Aurélio Douglas, Eduardo Castilhos, Fabio Pedroso, Germaninho, Jefinho Zé da Mola, Jenes Bueno, Soldado Pereira, Valmor Freitas e Véio do Monalisa.

PSD

Partido do governador Ratinho Junior, o PSD também tem dezessete candidatos: Cinthia Eliza, Jane do Trabalho, Marinalva Herrero, Pastora Adriana, Vilma Farias, Zeni Galvão, Francisco Cabrini, Celso Nicácio, Clóvis Pinheiro, Darci Gaúcho, Dr. Claudio, Gilmar Lisboa, Gilmar da Portelinha, Idu Blaszczak, Irineu Cantador, Sensei Carlin e Vilmer Silva.

Cidadania

Partido de Hissam, o Cidadania também é outra legenda em que a chapa tem 17 nomes: Gabi Rocha, Luana Assunção, Monica Coser, Priscila Remas, Rose Altas Horas, Vera Fogaça, Guarda Aguiar Laércio, Ben Hur Custódio, Claudinho do Açougue, Dennis Ribeiro, Elias Almeida, Jamur Dobyenski, Miguel da ASPMA, Pedrinho da Gazeta, Renaldo Rodrigues, Valdecir Santos e Professor Valter

Foi longe

A sessão da Câmara de Vereadores desta semana foi longa. Começou às 18h e só terminou após às 23h. Motivo? Em pauta estavam os projetos de lei que complementam o Plano Diretor de Araucária. Os textos já estavam há vários meses em tramitação pela Casa e agora foram finalmente votados. Com essas discussões concluídas, quem deseja investir na cidade já saberá onde está pisando.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1230 – 17/09/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE