Pesquisar
Close this search box.

Lar Luz e Vida é desinterditado e atendimento segue normal

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No dia 6 de julho, durante uma segunda visita de inspeção, a Vigilância Sanitária desinterditou a instituição Lar da Vovó Olga (Associação de Proteção aos Idosos Luz e Vida), localizado no bairro Thomaz Coelho, que havia sido interditada no dia 8 de junho, após uma primeira visita de inspeção realizada pela própria Vigilância, em conjunto com a 1ª Promotoria de Justiça de Araucária, Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e um psicólogo do Núcleo de Apoio Técnico à Execução – CAEx do Ministério Público.

A interdição ocorreu porque a Vigilância constatou situações que configuram infração sanitária, especificamente em decorrência do não cumprimento de exigências presentes na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nº 283/2005 que estabelece o padrão de funcionamento de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Na ocasião, o Lar da Vovó Olga recorreu da decisão e, enquanto o processo seguia, e até o momento da desinterdição, o atendimento seguiu normalmente. A direção disse ainda que o ocorrido não provocou maiores consequências na casa. Destacou ainda que já está tomando todas as providências necessárias para fazer as adequações que foram exigidas na primeira inspeção.

A Vigilância Sanitária explicou que a desinterdição aconteceu justamente para que a instituição possa fazer estes ajustes, cada qual dentro de um prazo determinado. No entanto, reiterou que o processo administrativo sanitário (PAS) que foi instaurado na inspeção, continua, mas ainda cabe recurso à casa.

Publicado na edição 1122 – 19/07/18