O caos na saúde de Araucária continua!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Mais uma vez a administração deste município retrocede no que se diz respeito à saúde. A notícia que os quase 60 médicos terceirizados que trabalham nas unidades de saúde, CAPS e CEMO serão dispensados caiu como uma bomba na cabeça da população araucariense. Como suprir a falta desses médicos em Araucária? Além disso, por conta da falta de funcionários, as unidades de saúde estão fechando mais cedo, as unidades do interior funcionam somente alguns dias da semana e na UBS do Tupy e do Industrial não tem mais coleta de exames.

Hoje há uma defasagem de quase 500 trabalhadores na área da saúde e, com essas demissões, a tendência é aumentar esse número. A contratação de médicos em caráter de urgência se faz necessária e, como medida imediata, tem que ser feita a contratação de médicos através do Processo Seletivo Simplificado e também a imediata abertura de concurso público, para suprir essa falta de profissionais.

A desorganização e incompetência desta gestão são visíveis. Todas essas medidas prejudicam o atendimento à população que está cansada de pagar pela má administração do município. Um exem­plo claro do caos instalado na saúde foi a revolta da população com essas mudanças. Os morado­res do bairro Industrial iniciaram, na última sexta-feira, mobilizações contra esses ataques à saúde e se­guem nos próximos dias, em frente à UBS Industrial e da UBS Costeira, fazendo novos atos para que a situação se resolva. Na próxima segunda, dia 18, as associações de moradores farão um grande ato em frente à Prefeitura a partir das 9h! Participe!

No Industrial, por exemplo, sem os médicos terceirizados, as consultas diárias diminuem de 160 para somente 32 por dia. Além disso, a notícia de que a UBS do interior do município de que não abrirá todos os dias e de que não terão atendimento com dentista e fisioterapeuta prejudica muito os usuários e os trabalhadores destes locais.

Vamos tomar como exemplo o que a população do bairro Industrial e do Costeira fez e vem fazendo. Precisamos juntos, organizados e fortes resistir a esses ataques! Só com a união que vamos conseguir mudar as coisas! Só a luta muda a vida!

Nesta quinta, hoje, dia 14, às 18h, acontecerá a reunião do COMUSAR (Conselho Municipal de Saúde de Araucária), no Complexo São Vicente. É essencial que os moradores compareçam e cobrem dessa administração que o atendimento de saúde à população de Araucária seja garantido! Participe e se junte a esta luta!

Compartilhar
PUBLICIDADE