Home / Colunas / Observatório Social / O jovem na política

O jovem na política

É comum ouvir que o Brasil precisa promover ampla renovação política. Estamos todos de acordo: mudar é preciso. A mudança política demanda tempo e reflexão. Portanto, para que o processo político brasileiro comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes. E as sementes estão nos jovens. Precisamos olhar com mais atenção para o papel do jovem na sociedade.

Segundo o Caderno Estatístico do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) que utiliza dados do IBGE, em 2018, apenas 617 jovens de 16 e 17 anos votaram em Araucária, sendo que o total de jovens nessa faixa etária é de aproximadamente 5000. A experiência mostra que os jovens, quando são provocados a desenvolver um pensamento crítico, agem a favor da mudança e se voltam a uma participação ativa em prol do bem comum. Portanto, oportunizar o desenvolvimento da consciência no jovem e mostrar seu papel de cidadão é fundamental para que as mudanças ocorram.

Em 2018, o OSA iniciou um trabalho nesse sentido com o Parlamento Jovem da época e outras instituições com o “Vote Bem Araucária”, projeto esse que pretende retomar junto ao jovem cidadão de Araucária. Sejam bem vindos!! Maiores informações: Contatos:(41) 9.9987-5060 e 3031.2050–Email: [email protected]).

Publicado na edição 1175 – 08/08/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*