Obra ajuda a impulsionar mercado de trabalho local

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Número de empregados do primeiro trimestre deste ano equivale aos dados registrados durante todo ano de 2007

Cerca de 500 vagas são preenchidas mensal mente no mercado de trabalho em Araucária segundo estimativas da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. “Se continuarmos neste patamar, no final do ano atingiremos seis mil novos empregos”, afirma o secretário Henrique Theobald.

Segundo ele, este resultado foi alcançado graças à parceria da prefeitura com a Refinaria Getúlio Vargas – Repar nas obras de ampliação da estatal para priorizar a mão-de-obra local e ao crescimento da construção civil na cidade. “Além disso, a qualificação de milhares de pessoas em diversos cursos voltados à área e outros setores industriais pesou no preenchimento das vagas”, acrescentou.

Conforme a SMTE, foram 1.512 novos empregos até o momento, enquanto o mesmo número foi alcançado no ano inteiro de 2007, segundo dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Theobald faz ainda uma análise atual na economia do município, que está aquecida. “Estamos num clima de otimismo e de investimento pelo desempenho da prefeitura em relação à infra-estrutura da cidade e a qualificação profissional”, comenta.

A prefeitura de Araucária já qualificou cerca de 12 mil pessoas nos 286 cursos oferecidos gratuitamente à população, em parceria com diversos órgãos educacionais como o Senac, Senai, Sesi, Senar e Sesc.

Qualificação
A escolha dos cursos foi feita por meio de pesquisa com as empresas locais para averiguar quais setores mais empregam. Além disso, a prefeitura criou o programa “Empresa Amiga do Emprego”, um canal de comunicação direto entre a Agência do Trabalhador e as empresas.

“Elas nos passam quais vagas estão disponíveis e encaminhamos os candidatos cadastrados na Agência, conforme o perfil solicitado”, frisa o secretário.

Compartilhar
PUBLICIDADE