Home / Notícias / Política / Obra do “Estádio do Tupy” será retomada

Obra do “Estádio do Tupy” será retomada

R$ 1,2 milhão. É quanto deve custar aos cofres públicos o término da obra do chamado Complexo Esportivo Tupy, que está sendo erguido desde 2014 na rua das Orquídeas, no bairro Campina da Barra.

A licitação para conclusão dos trabalhos e recuperação da parte já executada, mas que em razão do abandono acabou sendo vandalizada, foi lançada no final da semana passada pela Prefeitura. Os recursos para a obra vêm da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A abertura da concorrência está marcada para o dia 6 de janeiro, sendo que a previsão é para que a retomada das obras aconteça em fevereiro ou início de março.

O Complexo está sendo construído desde o final de 2014 e início de 2015 no espaço tradicionalmente conhecido como campo do Tupy. Justamente por isso, muito embora a Prefeitura diga que está construído ali um complexo esportivo, a comunidade apelidou a obra de “estádio do Tupy”.

A previsão inicial da Prefeitura era a de que os trabalhos lá fossem concluídos em 2016. Porém, o prazo não foi cumprido. Houve a troca de gestão e a atual teria identificado problemas na edificação. Iniciou-se então uma queda de braço entre a construtora que havia vencido a licitação, que garantia ter finalizado os trabalhos, e o Município que indicava haver irregularidades.

Por conta dessa discussão, o espaço acabou deixado à própria sorte, sendo que a área já concluída foi vandalizada. Atualmente, um procedimento interno aberto pelo Município apura eventuais irregularidades na antiga contratação. O Ministério Público, ao que se sabe, também teria aberto procedimento para averiguar se houve prejuízo ao erário e quem seriam os responsáveis.

Paralelamente a esses procedimentos, a Secretaria de Esporte e Lazer solicitou que uma empresa fosse contratada para concluir as obras do complexo, criando uma opção de prática esportiva e de lazer aos moradores do Campina da Barra.

Depois de pronto, o espaço terá, além do campo de futebol com arquibancada, pista de caminhada, uma academia da terceira idade, playground, aparelhos de ginástica, pista de skate, algumas salas multiuso onde poderão ser realizados cursos e um estacionamento.

Texto: Waldiclei Barboza

Foto: Jornal O Popular

Publicado na edição 1191 – 28/11/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*