Home / Colunas / Observatório Social / Obras de CMEI’s em Araucária

Obras de CMEI’s em Araucária


Araucária está entre os 21 Municípios do Brasil que participam do Projeto Obra Transparente, em parceira com a Transparência Brasil. O Projeto iniciado em junho de 2017, tem o objetivo de monitorar a situação de obras de creches financiadas (parcial) pelo Governo Federal.

O OSA iniciou os trabalhos com o levantamento da situação das obras no Município através de seus voluntários, chegando à conclusão de que entre das 8 obras com financiamento Federal, nenhuma tinha sido concluída. As razões são diversas, entre elas, terrenos com problemas; processos licitatórios com irregularidades levando à contratação de Empresas inidôneas; falta dos repasses do Governo Federal…

O OSA, conforme contrato com a parceria Transparência Brasil, concluirá o projeto no próximo mês com apresentação dos resultados em evento público dia 19 de março. Ainda que, não muito satisfatórios, a equipe têm certeza de “dever cumprido”, pois, todas as providências tomadas foram necessárias.

Foi um trabalho ostensivo, durante quase 2 anos que resultou em cancelamento de licitações; paralisação de obras; mudança de projetos e ainda está longe de sua conclusão.

Importante esclarecer que nas últimas licitações de 3 obras, nas quais houve um aumento em relação às licitações anteriores, verificou-se que a planilha de custos anterior estava sem a atualização, o que não garantiria a conclusão da obra. Porém, conseguimos que fossem revistos projetos de muro de arrimo que resultaram numa economia de mais de 1 milhão de reais para o Município.

O nosso trabalho continua e precisamos contar com o apoio de cada cidadão que sabe a importância de sua participação. Junte-se a nós! Contato:(41) 9.9987-5060 e 3031.2050,

E-mail: [email protected]).

Publicado na edição 1152 – 28/02/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*