Início / Notícias / Política / Olizandro já teria decidido trocar comando da SMGO

Olizandro já teria decidido trocar comando da SMGO



Destino do secretário deve ser a Cohab

Depois de muitos boatos sobre o assunto, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) teria sacramentado a saída de João Caetano Saliba de Oliveira do comando da Secretaria Municipal de Governo (SMGO). O anúncio oficial ainda não foi feito, mas deve acontecer nos próximos dias. O substituto do secretário, inclusive, já teria sido escolhido. É Ronaldo Assis Martins, que atualmente comanda a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Ao que se sabe, a dúvida sobre tirar ou não Caetano da Secretaria de Governo vinha martelando a cabeça do prefeito há alguns meses. Nas últimas semanas, no entanto, ele teria amadurecido a ideia após analisar o desempenho de seu “primeiro secretário” nesses quase 16 meses de gestão. Olizandro teria confidenciado a pessoas próximas que – de fato – o atual titular da SMGO não reúne as condições necessárias para ser o gerente da administração, pois não consegue dar fluidez as demandas das secretarias, o que faz com que muitos procedimentos internos acabem se acumulando na antessala do prefeito. Por consequência, o trabalho nas demais secretarias travam, as políticas públicas não acontecem e a população, corretamente, reclama.

Também teria pesado na decisão do chefe do Executivo municipal a dificuldade de relacionamento de Caetano com os demais secretários. Com raras exceções, a maioria deles não confia no trabalho do advogado. Olizandro, aliás, já estaria se preparando para ouvir dos demais integrantes do seu primeiro escalão diversas histórias envolvendo o atual secretário, tão logo ele deixe o quarto andar.

Pelos corredores da Prefeitura a iminente saída de Caetano já é festejada pelos demais secretários. Injustamente ou não, o ex-funcionário do Peixe Urbano já é considerado o responsável pela maioria das coisas que não deram certo no governo até aqui. Entre as pechas dadas a ele está a de ter omitido do prefeito muitos problemas da gestão e de ter atuado mais no interesse de pessoas próximas a ele do que nas demandas da cidade.

Embora vá deixar o Governo, Caetano não deve deixar a administração. Olizandro, sabe-se lá por quais motivos, não quer se desfazer dele. O destino de Saliba deve ser a presidência da Cohab-Araucária, cargo que até pouco tempo era ocupado pelo vice-prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PT). Outra possibilidade que chegou a ser aventada foi o comando da Chefia de Gabinete. A ideia, porém, teria sido abortada pelo próprio Olizandro que, sabiamente, não considerou saudável mantê-lo no quarto andar. À nossa reportagem Caetano confirmou que sua saída da SMGO é questão de tempo e que, aliás, só não aconteceu ainda porque o mandachuva do andar mais alto do Paço Municipal pediu para que ele aguardasse alguns dias. “Conversei com o prefeito a respeito nos últimos dias e esse era o caminho. Até desacelerei um pouco o trabalho aqui para deixar algumas decisões para o próximo secretário. Sou um soldado do Olizandro e onde ele quiser que eu ajude, eu ajudo”, comentou Caetano na manhã desta segunda-feira, 14 de abril.

Mais gerente
A escolha de Ronaldo Assis Martins para comandar o Governo teria sido a que mais agradou o prefeito. Isto por conta do perfil do atual secretário de Educação, tido como alguém capaz de formar equipe, delegar funções, conciliador e preocupado com o resultado de seu trabalho para a comunidade. Outro ponto que teria pesado a favor do nome de Ronaldo seria o respeito que sua imagem nutre, algo que Caetano não possui. Questionado sobre sua ida para o Governo, o ex-vereador preferiu não se manifestar ainda, porém admitiu que vem tendo conversas a respeito com o prefeito. Olizandro, por sua vez, não retornou as ligações de nossa reportagem até o fechamento desta edição.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*