Ampliar a jornada escolar é a função do Programa Mais Educação, estratégia do Ministério da Educação (MEC) aplicado nas escolas públicas em parceria com as Prefeituras. Por meio desta iniciativa, estudantes realizam diversas atividades em período contrário em que estão matriculados.

Em Araucária, onze escolas aderiram ao programa em 2015, são elas: Azuréa, Rui Barbosa, Rosa Picheth, Delani, Juscelino K. de Oliveira, Nadir, Silda Sally, Balbina, Pedro Biscaia, Marcelino e Andréa Dias. Ao todo, são beneficiados 740 estudantes que após receberem o almoço, participam das atividades desenvolvidas por monitores.

Segundo Andréia Malinoski, responsável pelo programa na Secretaria Municipal de Educação (SMED), os estudantes estão aproveitamento melhor o tempo com atividades direcionadas. “Antes muitos comentavam que ficavam em casa sem ter o que fazer, agora eles têm a oportunidade de aprender coisas novas”, disse.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente de deve ser o acompanhamento pedagógico. Na escola Azuréa, uma das atividades é o artesanato ecológico. Os estudantes aprendem a confeccionar pufs com garrafas pet, assistem aulas teóricas a respeito de sustentabilidade, reciclagem e descarte correto do lixo.

Já a escola Andréa Dias, zona rural da cidade, proporciona que estudantes conheçam as praticas circenses, bem como explorem os elementos do circo. Violão e dança, são as práticas desenvolvidas pelos alunos da Escola JK. Outra atividade presente em quase todas unidades, é a horta escolar e a jardinagem.