Pacientes “suspeitos” alegam que não estão sendo monitorados

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Pacientes com indicação de isolamento domiciliar por suspeita de Covid-19 procuraram o Jornal O Popular para reclamar sobre possíveis falhas no serviço de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Eles contam que desde o momento que procuraram atendimento médico, fizeram o teste e foram orientados a permanecer em casa, não receberam nenhuma ligação das equipes. Lucimara Covaleski é uma dessas pessoas, ela conta que procurou o CECC – Centro Especial de Combate ao Coronavírus na terça-feira, 21 de julho, com fortes dores de cabeça, dor no peito, falta de ar e garganta inflamada, e foi submetida ao exame RT-PCR (cotonete), e orientada a ficar em quarentena por 14 dias. “O problema é que o resultado do meu exame só saiu na terça-feira, dia 28, e só nesse dia a Saúde me ligou, dizendo que tinha dado positivo para Covid-19. Em todos os demais dias ninguém ligou pra saber da minha condição e se eu estava cumprindo a quarentena. Se eu não tivesse conhecimento dos perigos da doença, poderia ter saído de casa e contaminado outras pessoas”, acusou.

Outra paciente, que preferiu não se identificar, comentou que a filha foi até o CECC reclamar que ela não estava sendo acompanhada, mesmo sendo um caso suspeito, e depois disso, as equipes passaram a monitorá-la. “Sem o acompanhamento devido, tem pessoas que saem de casa e acabam espalhando o vírus”, disse.

Sobre as reclamações das pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que todos que fazem o teste são considerados casos ‘suspeitos’, e o foco do monitoramento é para casos confirmados. Estes devem receber ligação da Saúde, por exemplo, a cada 48 horas (varia conforme a situação de cada um), para verificar a condição naquele momento. Como a demanda tem aumentado, há situações de contatos com tempo mais longo; mas sempre há atenção especial para os casos que exigem mais cuidados. Recentemente, a equipe de monitoramento foi ampliada para melhorar o atendimento.

Em caso de piora no quadro de saúde, pode haver orientação para que procure o serviço de saúde para Covid-19. É muito importante lembrar que, ao sentir piora nos sintomas, um paciente com teste positivo não precisa esperar o telefonema da Saúde para procurar atendimento. A equipe do Disk Corona (que não é a equipe de monitoramento) pode ajudar a esclarecer se é o momento para buscar atendimento médico. O serviço funciona pelo número 0800-6425250 (ligação gratuita), das 7h às 19 horas, todos os dias. Para quem não tem o diagnóstico de Covid-19, o Disk Corona é o contato para esclarecer as dúvidas e outras orientações.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1223 – 30/07/2020

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