Pais delatam situação precária em CMEIs

CMEI Pequim poderá ganhar sede própria em breve
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
CMEI Pequim poderá ganhar sede própria em breve
CMEI Pequim poderá ganhar sede própria em breve

Professores e pais de alunos reclamam da estrutura precária de alguns CMEIs da cidade. Segundo eles, a falta de funcionários, de serviços de manutenção e de segurança, condenam os locais. Um dos centros infantis, apontados pelos pais, é o do Pequim, que fica no bairro Porto das Laranjeiras.

No local, o trabalho pedagógico fica prejudicado por conta da falta de funcionários e de manutenção em áreas como o parquinho de diversões. Uma mãe que não quis se identificar comentou que as atendentes não dão conta de cuidar de todas as crianças e seria preciso contratar mais funcionários. “Pra piorar, as tias ainda não podem levar as crianças pra brincar do lado de fora da creche porque o parquinho está detonado”, criticou.

Outra mãe disse que a direção do CMEI teria pedido ajuda aos pais para interceder junto à Prefeitura para aumentar o número de atendentes e dar uma atenção maior para a manutenção do Centro.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), alegou que, de maneira geral, a falta de funcionários atinge não só os CMEIs, mas várias outras estruturas da Prefeitura. Com o índice de gasto com pessoal acima do recomendável, a Prefeitura teve que suspender a chamada de novos servidores. Agora que este índice está novamente em um patamar aceitável, novos servidores concursados estão sendo chamados. Mas o preenchimento das vagas oferecidas não depende apenas da Prefeitura. No caso de atendentes infantis II, por exemplo, recentemente, dos 40 candidatos chamados para assumir o cargo, apenas 17 tomaram posse (a Prefeitura havia chamado ainda mais 20 suplentes).

Quanto ao imóvel, o espaço é locado e há um projeto aprovado para a construção de outro CMEI na região do jardim Moteleski para ampliar a oferta de vagas no ensino infantil. A manutenção nas unidades de educação são frequentes. Os diretores estão cientes de que, para solicitar manutenção, basta enviar um ofício à Secretaria Municipal de Obras (SMOP) ou ligar para os fones 3901-5235 ou 3901-5484. A SMOP vai enviar equipe ao CMEI Pequim para verificar a situação.

Mais problemas

Outro CMEI citado pelos pais como problemático é o Primavera, localizado no bairro Costeira. O Centro já teria sido assaltado pelo menos oito vezes somente neste ano. “Na última vez que os ladrões entraram aqui, levaram até os alimentos que seriam usados para preparar o lanche das crianças”, disse uma mãe indignada.

O pai de um aluno, que disse estar preocupado com a segurança das crianças, comentou que os assaltantes fazem a limpa toda vez que entram no CMEI. “Eles levam televisão, vídeo e tudo que vão encontrando pela frente. Se nada for feito, vão começar a depenar a casa. Daí a situação vai ficar feia mesmo”, falou o pai, com tom de nervosismo.

A PMA explicou que o local tem alarme e o mesmo está funcionando. Não há agentes de segurança no local. A Prefeitura já vem estudando formas para melhorar a segurança no CMEI.

Compartilhar
PUBLICIDADE