Palavra de Deus: uma luz em nossa vida!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Mês de setembro para nós, católicos, é o mês da Bíblia. Celebramos no dia 30, a festa de São Jerônimo, o tradutor da Bíblia, chamada Vulgata. Ele dedicou mais de 30 anos de sua vida, morando numa gruta em Belém, para traduzir a Bíblia do grego e do hebraico, para o latim. O seu trabalho foi simplesmente fundamental, para que mais gente tivesse acesso à Palavra de Deus. O latim era bem mais conhecido, e isso possibilitou então a tradução para as diversas línguas faladas. Nada mais do que justo, independente da religião, dedicar esta homenagem a São Jerônimo, pois graças a ele, hoje podemos ler a Bíblia na nossa própria língua. É um mês especial, mas, na verdade, a Palavra de Deus deve estar presente em nossas vidas ao longo de todo ano.

A palavra Bíblia tem sua origem grega – Biblos – ou seja, biblioteca. Podemos dizer que a família que tem a Bíblia em casa, tem uma boa biblioteca, pois ela contém 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. São histórias do povo de Deus, vividas durante um longo período, desde a saída de Abraão de Ur da Caldéia em busca da terra prometida, passando pela vinda de Jesus Cristo e terminando com as cartas apostólicas do Novo Testamento. A Bíblia foi vivida em primeiro lugar, depois foi falada e só depois foi escrita. Muitos textos foram escritos mais de trezentos anos depois de serem vividos. É por isso que ela não pode ser lida ao pé da letra, mas dentro de um contexto cultural.

A história do uso da Bíblia para nós, católicos, é um pouco complexa. Infelizmente, durante muitos séculos era proibida a sua leitura, porque se dizia que os leitores não sabiam interpretá-la e por isso não podiam lê-la. A maioria tinha uma Bíblia em casa, mas mais como enfeite do que como leitura diária obrigatória. Com o grande acontecimento do Vaticano II, o povo foi convidado a retomar a sua leitura. Aos poucos, ela vai sendo lida e interpretada e vivenciada pelo povo católico. Para ajudar na sua compreensão, muitos cursos foram e continuam sendo realizados por este nosso Brasil. Quando alguém começa a entender a Palavra de Deus, simplesmente se encanta com a sua profundidade e assume o compromisso de uma leitura diária.

A Palavra de Deus nos conduz a um mundo bem mais profundo, onde encontramos a razão da nossa existência. No mundo de tantas leituras, de tantas propostas, nada se compara com a leitura do livro sagrado. Ali nos defrontamos com a história do povo de Deus, que no fundo, é também a nossa história, com suas alegrias, decepções, inquietações, dúvidas, acertos e erros. Hoje somos nós este povo de Deus que caminha, rumo à terra prometida, que é a construção do Reino de Deus aqui na terra, em vista da eternidade. Seguindo o exemplo do povo de Deus, caímos e levantamos; erramos e acertamos e nos animamos e desanimamos, mas seguimos sempre em frente, na certeza de um mundo melhor.

Quando alguém se encanta pela palavra de Deus, busca sempre na sua leitura, uma resposta para a sua vida. Já vi tanta gente se debruçar sobre o livro sagrado, buscando uma luz em seu caminho. No domingo, por excelência, o padre reflete a palavra de Deus durante a homilia. Uma reflexão bem feita da palavra de Deus pode mudar a vida de tantas pessoas. Confrontados, sobretudo com o evangelho de Jesus, recebemos um verdadeiro alimento sagrado para a semana que está começando. Voltamos renovados para nossas casas, animados e revigorados pela palavra de Deus. Ela sim, é uma luz em nossa vida!

Compartilhar
PUBLICIDADE