Eles aprenderam sobre cuidados com a lavoura em função das mudanças climáticas

Produtores assistiram a uma palestra sobre medidas a serem tomadas nas lavouras com as alterações no clima e nas chuvas causadas pelo aquecimento global, que tem sido um dos temas mais comentados na atualidade. Suas conseqüências atingem não só a qualidade de vida nas cidades, como também o trabalho do homem do campo.

Em 2006 os agricultores de Araucária sofreram com safras adiantadas que culminaram na perda de grande parte da produção, pois a geada castigou lavouras inteiras. Esse é o caso do pêssego, cultivo de destaque no município devido à tradicional Festa do Pêssego, que teve sua colheita adiantada e quase prejudicou o evento, que já se tornou conhecido em todo o estado.

Prevendo a mesma situação para este ano, a prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Agricultura, ofereceu uma palestra sobre Climatologia a 80 agricultores na quarta-feira (18), no anfiteatro do Paço Municipal.

O metereologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Renato Lasinski, transmitiu aos agricultores informações sobre o fenômeno El Niño, o aquecimento global, além do verão e geadas fora de época. Lasinski destacou medidas para retardar as colheitas e não perder os ciclos corretos das lavouras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.