Início / Colunas / SMED / Parceria entre Educação e Saúde garante formação para profissionais da saúde

Parceria entre Educação e Saúde garante formação para profissionais da saúde


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Visual (CMAEE-AV) promoveu durante o mês de março formação para profissionais da área de saúde. As formações fazem parte do PSE, programa do Governo Federal iniciado em Araucária em 2014, que visa a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Durante o encontro, os profissionais aprendem sobre a utilização da Tabela de SNELLEN, instrumento utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa, que está relacionada à capacidade de perceber à forma e a cor dos objetos.

A coordenadora do CMAEE-AV, Ione Miguel da Silva e a professora responsável pelo programa Olhar Araucária, Rosicléia Castro, orientam como realizar o teste. O Centro é responsável pela realização do teste nos CMEI’S, aos profissionais da Saúde cabe a realização nas escolas municipais.

Programa

A prática do programa inclui as seguintes diretrizes: capacitação dos profissionais, prevenção de doenças e de situações de risco, triagem e diagnóstico, monitoramento dos casos notificados e monitoramento do programa. Aqueles alunos que tenham alguma alteração identificada são encaminhados para atendimentos e acompanhamento nos serviços de saúde.

Para Ione, a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde representa um grande avanço. “É um trabalho de prevenção e a comunidade tem muito a ganhar. Que bom que a Saúde e a Educação estão caminhando juntas, o resultado é muito positivo!”, avalia.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*