Início / Colunas / Waldiclei Barboza / Pedagógico!

Pedagógico!


Em tempos de lava jato. Em tempos de República de Curitiba. Em tempos de crise política permanente. Em tempos de delações premiadas. Em tempos em que um celular é capaz de gravar e filmar horas a fio, ainda assusta-me a capacidade do ser humano de não medir as consequências de seus atos.

Assusta-me mais ainda quando os inconsequentes são pessoas públicas, detentoras de uma das missões mais nobres numa sociedade que escolheu a democracia como forma de governo, que é o direito de representação do seu semelhante. É por isso que vejo o acontecido com o prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PTC) com um misto de tristeza e alegria.

Tristeza porque, convenhamos, a prisão de um homem público pela suposta prática de um crime como corrupção é também a constatação de que nós – cidadãos – não fizemos nosso papel direito ao elegê-lo. Fomos incapazes de identificar essa faceta de seu caráter. E, pior, se erramos com ele, com quantos outros talvez tenhamos errados nos últimos anos ou décadas. É triste também porque o criminoso dessa semana não é uma vítima da sociedade. Não é alguém alijado de oportunidades. Muito pelo contrário. É alguém que foi longe, muito longe. Que já ocupou todos os cargos importantes de nosso Município. Foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito, secretário municipal e prefeito. Rui deveria ser um exemplo a ser seguido por todos nós. Porém, se perdeu e hoje é alguém que as boas mães pedem em suas orações que os filhos não sejam.

Por outra banda, é preciso ressaltar que a prisão de Rui é também motivo de alegria. Obviamente, não alegria por saber que alguém teve sua liberdade cerceada e sim porque – acredito – a prisão dele é pedagógica. Servirá de exemplo para alguns políticos de nossa cidade que já há algum tempo parecem ter perdido a noção dos limites entre o que é certo e o que é errado. Do que é aceitável e inaceitável quando se está ocupando um cargo público.

Os episódios desta semana, sem dúvidas, mostram que Araucária está mudando. E, ao contrário do que os pessimistas de plantão possam pregar, essa mudança é sim para melhor! Que continuemos assim. Que continuemos vigilantes! Que continuemos do lado certo. Mas certo, certo!

Comentários são bem vindos em www.opopularpr.com.br. Até uma próxima. Um ótimo Natal para os que comemoram o Natal.
Ótimo Ano Novo para todos nós!

3 comments

  1. Que não se pare as investigações, que fiquemos de olhos bem abertos, que os vereadores comecem de verdade a fiscalizar os atos do poder executivo. Em qualquer lugar é preciso honestidade e ética, especialmente no serviço público. Que o próximo prefeito (Hissan) seja duro, rigoroso com a coisa pública, sempre visando o bem coletivo por uma FelizCidade.

  2. Sandra Márcia Marques Boger

    Acredito em um futuro melhor para nossa querida e tão judiada cidade. Penso que já passamos os piores momentos da história de Araucária e quero, e todos nós precisamos acreditar no melhor. Viver aqui já deixou de ser a muito tempo um bom lugar para morar, mas fazer o que se amamos essa cidade? Ajudá- la a se reeguer com pequenas atitudes: Dar o meu melhor, o meu trabalho bem feito, com amor, dedicação e carinho para contribuir com melhores dias. Deixou aqui meu pedido a todos os funcionários públicos assim como eu, dê o seu melhor, e vamos mostrar que é possível fazer a diferença! Acredito no trabalho…

  3. Paidos Agein

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*