PMA deixa encerrar concurso para contratar por PSS

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Prefeitura de Araucária divulgou que vai contratar 112 novos Atendentes Infantis em breve, após ter informado publicamente que existe a real necessidade da contratação destes profissionais. Contudo, os futuros servidores não serão concursados, serão chamados por processo simplificado.

Ao contrário do que é divulgado pela administração, sabe-se que ainda existem muitos cargos comissionados em Araucária. A despesa com estes cargos poderia ser oferecida a novos Atendentes concursados. Mas, a gestão preferiu “esquecer” do concurso enquanto o processo estava aberto, e agora alegar o índice de gasto com pessoal.

O profissional contratado por processo simplificado não tem nenhum vínculo empregatício, fato que traz a precarização do serviço público na área da educação. O profissional desenvolve certo vínculo afetivo e educacional com a criança e com a comunidade, mas, caso tenha melhores oportunidades, pode deixar a atividade na esfera pública, sem dar, assim, continuidade do trabalho com o grupo. Outro fator que vale ser lembrado é o prejuízo que os aprovados no concurso tiveram.

O sindicato entende que as crianças do Município não podem ficar sem atendimento nas unidades educacionais, mas é importante ressaltar que até pouco tempo o último concurso ainda estava válido e a administração deixou, propositalmente ou não, o prazo encerrar para, agora, informar sobre a contratação por PSS.

Compartilhar
PUBLICIDADE