Home / Notícias / Geral / PMA realiza ações na Semana de Combate à Dengue e Semana Municipal do Lixo Zero

PMA realiza ações na Semana de Combate à Dengue e Semana Municipal do Lixo Zero

Durante a semana de 25 a 29 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou atividades para reforçar à população as informações sobre o ciclo do mosquito da dengue e os cuidados que cada morador deve adotar em casa para evitar a doença. É preciso lembrar que no período de verão temos maiores riscos para a ocorrência do mosquito Aedes Aegytpi. Portanto, precisamos intensificar as ações educativas para reduzir os criadouros.

Na ocasião, foram realizadas orientações para a prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus. Com a chegada do verão também aumentam as ocorrências de alagamentos e, com isso, a possibilidade de contaminação por leptospirose e outros agentes. Fazem parte das orientações os cuidados com o acúmulo de lixo e a redução, reutilização, reciclagem e compostagem.

Agentes de Combate a Endemias estiveram em estabelecimentos comerciais de maior fluxo de pessoas para fazer a abordagem e distribuir material educativo. Também houve atividades nos terminais de ônibus Central e da Vila Angélica, no pátio da Secretaria de Obras, Cemo e na UPA.

Outra parte da equipe trabalhou nas escolas, com as turmas dos 3º e 4º anos. A escola da região urbana que recebeu a atividade foi a Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski, localizada no Jardim Tupy e as escolas das áreas rurais foram das localidades do Capinzal, Lagoa e Guajuvira.

Com o objetivo de incentivar as boas práticas e promover a conscientização sobre a gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, sustentabilidade, redução de desperdícios e conservação da natureza, também foi realizado um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Semana Lixo Zero – com a ação do programa ‘Bairro Limpo’ na região do Campina da Barra.

Texto: PMA

Foto: divulgação

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*