PMA tem novos secretários de Planejamento e de Trabalho

Posse aconteceu no salão nobre da Prefeitura
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Posse aconteceu no salão nobre da Prefeitura
Posse aconteceu no salão nobre da Prefeitura

Duas secretarias municipais que estavam sem titulares a meses finalmente ganharam novos comandantes. O prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) empossou na manhã desta quarta-feira, 29 de abril, Marcio Souza Vilela no cargo de secretário de Planejamento e José Joval Conceição na chefia da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE). A solenidade de posse aconteceu no salão nobre da Prefeitura e contou com a participação de vários vereadores, secretários e servidores.

Marcio Vilela é um desco­nhecido no Município de Arau­cária, mas circula bem junto ao meio político da Capital. Formado em engenharia civil, ele estava ocupando um cargo na Celepar, órgão do Governo do Estado. Ao apresentá-lo, Olizandro enalteceu o histórico de bons serviços prestados por Vilela à Prefeitura de Curitiba quando o prefeito de lá era o atual governador Beto Richa (PSDB). “O Marcio trabalhou ativamente na implantação do sistema do 156 em Curitiba e vinha desenvolvendo um trabalho muito bom na Celepar. Acredito que ele somará muito à nossa equipe”, ponderou.

Num discurso rápido, o novo secretário apenas agradeceu a confiança que está sendo depositada nele por Olizandro. Afirmou ainda que aproveitará os próximos quinze dias para tomar pé do estado em que se encontra a Secretaria de Planejamento. Neste prazo ele também quer se reunir com todos os demais secretários municipais.

Trabalho e Emprego

Por sua vez, o novo secretário de Trabalho e Emprego, que é formado em Direito e capitão da reserva da Polícia Militar, explicou que o seu principal desafio é buscar formas de aproximar a secretaria das empresas instaladas no Município, de forma a entender quais são as suas necessidades e que forma a Prefeitura pode colaborar para qualificar profissionalmente seus trabalhadores para atender as demandas do comércio e da indústria local. Joval, que até recentemente era o titular da Se­cretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), disse ainda que pretende também desenvolver programas em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar).

Só pra oficializar

Olizandro também apro­veitou a solenidade de posse dos dois secretários para, digamos assim, oficializar e apresentar aos presentes os novos titulares das pastas de Finanças e da Controladoria Geral do Município. Sidney Azarias Inácio e José Mauro Rodrigues, respectivamente, assumiram no início de abril.

Está difícil pra todo mundo e puxão de orelha

Uma gestão vizinha da crise. Foi assim que o prefeito Olizandro definiu sua gestão durante a solenidade da manhã desta quarta-feira. Segundo ele, infelizmente, o período pelo qual passa a maioria dos municípios brasileiros é um dos piores de todos os tempos e que isso dificulta a criação de uma agenda positiva para a cidade. “Conversava na semana passada com prefeitos de outras cidades do Paraná e do Brasil e é impressionante como todos pintam um cenário de crise. De dificuldades das mais variadas ordens e aqui não está sendo diferente. Problemas urgentes surgem todos os dias e quando conseguimos resolver um aparece outro. Então, os secretários que estão assumindo agora não terão uma vida fácil. Encontrarão problemas de toda ordem e precisamos encará-los”, ponderou.

Olizandro disse ainda que a partir do próximo mês pretende realizar reuniões em todos os bairros de Araucária para mostrar que mesmo com todas as dificuldades a cidade ainda está investindo. “Precisamos explicar isso à população. Precisamos ir para as ruas, ouvir os questionamentos, res­pondê-los, mas também darmos a nossa versão. Não podemos nos esconder”, disse.

Presente ao encontro, o presidente da Câmara, Wilson Roberto David Mota (PROS), foi o único dos vereadores a fazer uso da palavra. Em sua fala, ele puxou a orelha de todos os secretários de Olizandro, afirmando que eles precisam sair às ruas, mostrar à população o que estão fazendo. “O cargo de secretário é um cargo político. Então não adianta vir com essa história de que é somente um cargo técnico. Tem que sair, fazer reuniões com a comunidade”, provocou.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE