Povão aprovou a retirada de lombadas

No total a Prefeitura removeu 64 lombadas em várias ruas da cidade
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No total a Prefeitura removeu 64 lombadas em várias ruas da cidade
No total a Prefeitura removeu 64 lombadas em várias ruas da cidade

A iniciativa da Prefeitura, de retirar centenas de lombadas existentes na cidade, foi bem aceita pela população. Ao contrário do que se imaginava, moradores próximos aos locais onde os equipamentos foram retirados, não criticaram a medida e ainda acreditam que ela possa ter continuidade, a partir de novas ações que possam aumentar a segurança no trânsito.

Rafael Kampa, que mora na Rua Vereador Valentin Volski, no bairro Vila Nova, está entre os que aprovaram a retirada dos quebra-molas. Segundo ele, a lombada tinha sido implantada há muitos anos, com intuito de acabar com os rachas de veículos que costumavam acontecer naquela via. “Hoje a existência ou não de uma lombada aqui não fazia muita diferença, isso porque esta rua já costuma ter um tráfego lento por conta da quantidade de caminhões que passam por aqui”, comentou.

Winicius Ubaldino, que trabalha em um comércio na Rua Lourenço Jasiocha, esquina com a Rua Heitor Alves Guimarães, no Centro, acredita que a Prefeitura tenha planos que vão além da retirada de lombadas. “Acredito que tinha muita lombada na cidade mesmo e deveria haver mudanças com relação a isso sim. Mas esta rua aqui é bastante perigosa, mesmo com a lombada os carros já passavam voando, talvez piore agora. Por isso acho que deveria mudar a preferencial, para tentar melhorar isso”, sugeriu.

Marcio Mendes, morador da Av. Manoel Ribas, comentou que a retirada da lombada para comerciantes e moradores da via poderá trazer melhorias sim. “Os carros rebaixados viviam parando aqui, os caminhões faziam muito barulho e agora melhorou muito. Por outro lado, se formos analisar a questão de segurança, piorou um pouco porque os carros passam muito mais rápido agora”, comentou.

Mais de 60

De acordo com informações do Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo, estão sendo retiradas 64 lombadas no Município. O serviço de remoção das que estão no trecho por onde passam os dois ônibus do Linhão deve ser concluído ainda nesta semana. Entre as ruas estão a Manoel Ribas, Archelau de Almeida Torres, Pedro de Alcântara Meira, Carlos Hasselmann e Alfred Charvet.

O objetivo da medida, conforme adiantou o departamento, é melhorar o fluxo de veículos dos órgãos de segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, reduzindo o tempo de descolamento.

A respeito do questionamento feito pelo morador, sobre a legalidade da ação, o órgão informou que a medida está plenamente de acordo com os estudos relacionados ao Plano de Mobilidade de Araucária, que a partir do momento em que entrar em vigor, vai expor a condição atual da mobilidade no município, assim como as projeções para os próximos anos.

Em Araucária existem atualmente cerca de 850 lombadas e pelo menos 200 solicitações para a implantação de novas.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE