Pra compensar corte de terceirizados, Comusar quer PSS pra contratar médicos

Reunião aconteceu na quinta-feira da semana passada na sede do Comusar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Reunião aconteceu na quinta-feira da semana passada na sede do Comusar
Reunião aconteceu na quinta-feira da semana passada na sede do Comusar

Durou mais de duas horas a reunião realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusar) na última quinta-feira, 14 de julho. Em pauta, a recente portaria publicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e que limita uma série de despesas da pasta, principalmente com o pagamento de horas-extras, proibição da utilização de médicos terceirizados nas unidades básicas de saúde e redução no horário de atendimento nestes locais.

A sessão extraordinária do Comusar contou com a participação de um grande número de conselheiros, além de alguns funcionários avulsos da pasta, pessoas da comunidade e dois pré-candidatos a prefeito: Clodoaldo Pinto Junior (PROS), que também é vereador, e Rosane Ferreira (PV), que – por sua vez – é enfermeira concursada da Prefeitura. O promotor de justiça Thiago Artigas Niclewicz, da promotoria de Saúde do Município, também se fez presente, bem como representantes da SMSA.

Terminada a fase de discussão, o Comusar escolheu uma comissão específica que tentará interceder junto à Prefeitura para que a portaria seja revista. Esse grupo também ficou encarregado de propor à SMSA a realização de um Processo de Seleção Simplificada (PSS) para contratação de médicos de maneira emergencial, evitando assim que as unidades básicas percam esse tipo de profissional tão logo os terceirizados não possam mais atuar nesses locais, o que está previsto para acontecer no dia 29 deste mês.

Nada de reunião

Em contato com o presidente do Comusar, Jair Lopes, na manhã desta quarta-feira (20), este informou que a reunião da comissão com representantes da Prefeitura ainda não havia acontecido. Ain­da segundo ele, a administração municipal argumentou que isto só seria possível quando houvesse a nomeação de um novo secretário de Saúde. “Pelo que soubéssemos o novo secretário foi nomeado ontem e agora tentaremos marcar essa reunião. Paralelamente a isso, estamos mobilizando a comunidade para que se organizem e protestem contra esses cortes na área da saúde”, concluiu.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE