Pra onde devo ligar para solicitar serviços públicos?

Foto: divulgação
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Pra onde devo ligar para solicitar serviços públicos?
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Os serviços públicos não são favores feitos à população pelo Poder Público, já que as pessoas pagam por eles através dos tributos e têm direito a recebê-los. A população também tem o direito de fiscalizar as ações e cobrar melhorias e soluções. Porém, nem sempre essas cobranças são feitas da forma correta. Existem canais específicos para cada tipo de reclamação, sugestão, ou até mesmo para quem quer fazer um elogio. E cada vez que o cidadão aciona um deles, recebe um número de protocolo, que é extremamente importante para o acompanhamento da solicitação.

A Prefeitura de Araucária dispõe de vários canais de atendimentos. Na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), por exemplo, caso a pessoa busque uma informação ou solução para um problema relacionado ao trânsito, o telefone é o 3614-1500. Através dele podem ser comunicados semáforos com problemas; falta, conserto ou reposição de todos os tipos de placas; estacionamentos irregulares que impeçam o livre tráfego dos veículos; e informe sobre colisões de veículos. Também é possível ser atendido diretamente no balcão do Espaço Cidadão, para recursos de multas; solicitação de Credenciais – Idoso e PNE; e solicitação de Estacionamento Temporário – Carga e Descarga.

Para atendimentos relacionados à iluminação pública o telefone é o 3614-1453. Podem ser solicitados serviços de lâmpada apagada, piscando, acesa durante o dia; luminária quebrada; poste de iluminação da PMA quebrado; comunicação de depredações; e dúvidas em geral sobre iluminação pública. Também é possível fazer a solicitação diretamente no balcão do Espaço Cidadão, para problemas como instalação de luminárias em local que ainda não existe; alterações de posicionamento de luminárias; e melhorias na iluminação existente.

Segundo a Prefeitura, sempre que possível é importante informar o código da luminária, pois assim a informação ficará mais correta e é possível descobrir com rapidez qual o local que precisa de atendimento. Lembrando que a maioria dos atendimentos são feitos durante o dia, e é inviável ficar conferindo qual está com defeito. Caso não identifique a plaqueta ou a mesma não esteja presente, o cidadão deverá fornecer o endereço e número predial. Em alguns casos será necessário encaminhar para o e-mail iluminacao.publica@araucaria.pr.gov.br uma foto do google, demonstrando o local correto (normalmente para áreas rurais).

Fiscalização

Para os atendimentos relacionados a pedidos de fiscalização, os canais indicados são a Ouvidoria 0800 643 1550 ou o telefone 3901-5245. Entre as Irregularidades estão situações envolvendo construções; empresas; comércios; terrenos baldios mal conservados; entre outras.

O cidadão também poderá fazer solicitações de serviços nos canais disponibilizados pela Prefeitura de uma maneira geral, que são o Espaço Cidadão (Rua Pedro Druszcz, 111 – térreo), Central da Cidadania (central.cidadania@araucaria.pr.gov.br) e a Ouvidoria 0800 643 1550 / 3901-5245.

Já para atendimentos relativos a falta de energia, emissão de 2ª via de fatura, acidentes em postes da Copel, é preciso entrar em contato com a própria Copel, pelo telefone 0800 51 00 116, de preferência com o número da unidade consumidora, que encontra-se na conta de luz.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1175 – 08/08/2019

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