Home / Notícias / Coronavírus / Prefeitura contratará pelotão de saúde para enfrentar o coronavírus

Prefeitura contratará pelotão de saúde para enfrentar o coronavírus

A prefeita em exercício Hilda Lukalski Seima assinou nesta quarta-feira, 18 de março, um decreto autorizando a contratação de profissionais de saúde para atuar na prevenção, combate, mitigação e enfrentamento do coronavírus sem a necessidade de realização de processo seletivo.


O ato já foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município no final da tarde de ontem e ainda nesta manhã de quinta-feira (19) as secretarias de Gestão de Pessoas e Saúde iniciam o chamamento desses profissionais.

A contratação sem a necessidade de processo seletivo é embasada em atos que estabeleceram no país e no Paraná a chamada emergência em saúde pública.

De acordo com informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) serão contratados, ao todo, 167 profissionais para início imediato, sendo que todos trabalharão nas ações de enfrentamento ao Covid-19.

Do total de profissionais que serão chamados, 30 são médicos generalistas, 20 são médicos plantonistas, 60 são enfermeiros e 57 são agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. No caso destes últimos, a convocação se dará entre os aprovados em processo seletivo realizado recentemente pela Prefeitura e que aguardavam o chamamento.

0800

Com a convocação desses profissionais, a Secretaria de Saúde conseguirá montar as equipes que farão o atendimento inicial remoto de pacientes com a suspeita de coronavírus.

Esse atendimento será feito por meio de um telefone 0800. Os pacientes entrarão em contato e serão atendidos diretamente por um médico ou enfermeiro que fará a primeira triagem e, dependendo do caso, encaminhará a equipe para consulta domiciliar.

Os detalhes desse fluxo de atendimento estão sendo finalizados pelos técnicos da Secretaria de Saúde e devem ser divulgados ainda esta semana. A expectativa da Prefeitura é colocar esse “call center” para funcionar até, no máximo, a próxima segunda-feira, 23 de março.

Decreto

Texto: Waldiclei Barboza

Foto: divulgação

Publicado na edição 1204 – 19/03/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*