Início / Colunas / Editorial / Preparados!

Preparados!


O vírus do ebola é perigoso, com uma letalidade de até 90% dos infectados. Mas pode ser muito mais perigosa a falta de informação e o despreparo das equipes de saúde por onde uma pessoa com o vírus acabe passando. Por isso é tão importante o trabalho do pessoal da vigilância em saúde de Araucária.

Mesmo que não tenhamos casos suspeitos no Município, a exemplo do que ocorreu em Cascavel, a qualquer momento as equipes de emergências podem ser solicitadas. Uma simples consulta no postinho de saúde pode identificar alguém com os sintomas. E, nesta hora, o preparo do médico, dos enfermeiros ou da equipe de apoio pode fazer toda a diferença entre a vida e morte de muitas pessoas.

A realização de simulados, da mesma forma como ocorre com o pessoal da Defesa Civil, que periodicamente envolve empresas e unidades públicas em ações de treinamento de profissionais e mesmo de pessoas da comunidade para combater catástrofes e situações de risco, ajuda a mapear os pontos fracos e dar condições de efetuar um planejamento mais realista para estes momentos extremos.

Obviamente, como as autoridades fazem questão de sempre frisar, a possibilidade de termos um caso de Ebola por estas bandas é das mais remotas, mesmo assim, é alentador saber que os órgãos estão monitorando a situação e prontos para agir caso o pior aconteça. Agradeçamos a isso e boa leitura!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*