Prestação de contas dos últimos três anos do SIFAR

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A fim de esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da transparência na prestação de contas referente aos últimos três anos no sindicato, a coluna desta sexta-feira será voltada para os gastos, arrecadações e atual patrimônio do SIFAR. Isto se dá pelo fato de que a nova diretoria possa iniciar os trabalhos com todas as questões bem aclaradas.

Quando a chapa “SIFAR Sempre Forte e Independente” assumiu o sindicato, em dezembro de 2012, o saldo do SIFAR era quase 129 mil reais, conforme a prestação de contas publicada mensalmente no site. Também, na época, o gasto mensal incluía despesas operacionais tributárias, com funcionários, com utilidades e serviços, materiais de consumo e despesas gerais administrativas, sempre divulgadas de forma clara a quem pudesse interessar.

Durante os primeiros meses de 2013, o saldo do sindicato variava entre 125 e 138 mil reais. No mês de maio do mesmo ano, o saldo teve um aumento significativo devido às contribuições sindicais, engordando o caixa do SIFAR. No mesmo mês, uma paralisação aconteceu, o que, obviamente, como as outras que aconteceram durante a gestão, causaram um gasto a mais do que o normal.

No mês de setembro, outro fator que fez com que o saldo diminuísse foi a greve dos servidores públicos, que durou 13 dias. Em contrapartida, a greve foi a responsável por trazer ganho aos funcionários, em âmbito salarial, de reposições e progressões.

No final de 2013, o sindicato subiu mais um degrau no quesito patrimônio, pois adquiriu o terreno em que deve ser construída a sede social do SIFAR. O terreno, de 2.214m², está localizado no bairro Boqueirão, próximo ao posto de saúde da região. Quanto aos bens, atualmente o sindicato conta com quatro salas comerciais no centro da cidade, três vagas de garagem e um automóvel da marca Fiat.

Iniciando 2014, logo com a contribuição sindical, o saldo voltou a crescer, concluindo o ano com o valor aproximado de 530 mil reais. A título de explicação quanto ao saldo dos meses finais, vale lembrar os tradicionais jantares promovidos sempre no fim do mês de outubro, que são feitos em homenagem ao funcionário público e em comemoração ao aniversário do SIFAR.

Hoje, esta diretoria entrega o sindicato à nova gestão com um saldo de aproximadamente 800 mil reais e todas as contas em dia. Faz-se necessário ressaltar que em todos os anos acontece, sempre no mês de junho, conforme previsto em Estatuto, a Assembleia de Prestação de Contas. Até hoje, todas as contas foram aprovadas pelos servidores sindicalizados, mediante pré-aprovação do Conselho Fiscal e de acordo com o documento feito pelo Secretário de Finanças e Administração entregue a todos os participantes.

Compartilhar
PUBLICIDADE