Início / Colunas / Coluna do IMA / PREVINA-SE NESTE INVERNO

PREVINA-SE NESTE INVERNO


A temporada de frio está chegando e com ela as doenças respiratórias em especial, resfriados e gripes. Costumeiramente, em nossa região, independente da atual pandemia do Coronavírus, temos um grande número de casos de outras gripes, sinusites, pneumonias, rinites, etc… É importante sempre, não menosprezar os sintomas e procurar avaliação de seu médico para melhor esclarecimento e tratamento de cada caso.
Podemos, no entanto, agir de forma preventiva seguindo alguns cuidados para evitarmos o contágio e adoecermos, neste período:

1 . Vacine-se – Apesar de ainda não termos uma vacina para o Coronavírus, devemos nos vacinar com a vacina antigripal que temos disponível (A vacina o protege dos outros principais vírus circulantes em cada inverno).
2 – Agasalhe-se ( Nosso clima propicia variações grandes de temperatura no decorrer de um dia, evite ser pego de surpresa, pois a baixa temperatura corporal, facilita as infecções)
3 – Hidrate-se ( Nosso imunidade depende muito da água e no inverno sentimos menos sede, crie o hábito de ingerir água em períodos regulares)
4 -Evite aglomerações, é importante sempre, mas em especial nesta pandemia do Coronavírus, seguirmos as orientações das autoridades sanitárias, visando o isolamento social. (locais pequenos com muitas pessoas facilitam a transmissão, mantenha os locais abertos para que o ar circule, evite ficar muito próximo de outras pessoas, principalmente se estiver com tosse/ espirros ou coriza). Se tiver que sair use máscara e se possível mantenha distância de 1,5-2,0 metros de outras pessoas.
5- Lave as mãos: Talvez seja a recomendação mais importante. Devemos evitar de levar a mão a boca, nariz e aos olhos, e frequentemente lavarmos bem as mãos além do uso de álcool gel. (A maioria das transmissões de gripe e resfriados ocorre através das mãos, depois de cumprimentar alguém gripado se você levar as mão a boca você “pega” a gripe, cuidado com corrimões, local para segurar dos ônibus, etc… – Sempre lave as mãos, principalmente ao chegar em casa, pois evitará de passar gripe aos seus familiares ).
5 – Não menospreze os sintomas gripais (Qualquer gripe ou mesmo um resfriado, pode complicar-se principalmente em crianças idosos e imunodeprimidos, evoluindo para doenças mais graves principalmente para quadros de sinusite e pneumonia – Fique atento).
6 – Atenção também aos quadros alérgicos ( São frequentes também nesta época, cuidado com uso de roupas ou cobertores que estão guardados há longo tempo, pois é comum desencadearem processos alérgicos, como rinite e asma, que podem ser confundidos com quadros gripais).
7 – Evite auto medicação ( Procure a orientação de seu médico. Os medicamentos antigripais podem ter graves efeitos colaterais se não indicados e usados corretamente).

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br
Facebook.com/institutodemedicinadearaucaria

Texto: Dra. Márcia Pupo Thiesen – CRM 15574 – Clínica Médica

Publicado na edição 1208 – 16/04/2020

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*