Professor lança catálogos sobre aves e borboletas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Ronaldo produziu os catálogos com recursos próprios, com intuito de despertar nas crianças o interesse pela fauna do Município
Ronaldo produziu os catálogos com recursos próprios, com intuito de despertar nas crianças o interesse pela fauna do Município

O escritor araucariense Ro­naldo Assis Martins sempre foi um apaixonado pelos assuntos ecológicos, assim como também sempre fez questão de dar sua contribuição para incrementar as opções de pesquisa. Recentemente ele concluiu dois catálogos da série “Conhecendo Nossa Fauna”, um deles contendo nomes científicos de 140 espécies de borboletas e outro, nomes de 140 espécies de aves. As publicações foram produzidas com recursos do próprio autor e serão distribuídas nas escolas, para compor o acervo das bibliotecas e também na Secretaria de Educação.

“São mil exemplares, resultado de um trabalho intenso de pesquisa para identificar e descobrir os nomes científicos de cada espécie. Pra ter uma ideia da complexidade do tema, o catálogo das borboletas eu iniciei em 2001 e o de aves em 1992, fotografando espécies na natureza, pesquisando em livros e junto aos acervos da Universidade Federal do Paraná”, disse o professor.

Ronaldo lembrou ainda que apenas uma parcela das espécies existentes na fauna do Município foi citada nos catálogos, isso porque a diversidade é muito grande, com mais de 200 espécies de pássaros e mais de 400 de borboletas. “A proposta desse trabalho é despertar nas pessoas, principalmente nas crianças, um olhar diferenciado para a grande riqueza da nossa fauna, criar desde cedo uma consciência de preservação. Pretendo fazer outra pu­blicação, abordando novas espécies da fauna. Este trabalho também contribui para que as pessoas passem a gostar mais da cidade onde vivem”, explicou.

Em 2008 Ronaldo já havia lançado o livro “Conhecendo Nossa Fauna – Volume 1 Mamíferos”, cuja proposta também era levar ao leitor, conhecimentos gerais sobre a fauna que compõe parte da biodiversidade de Araucária e despertar, principalmente no público infantil, o respeito e o sentimento de admiração pelos animais.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE