DSC_2366
Os professores das disciplinas de Ciências e Geografia da Rede Municipal de Ensino tiveram um dia de formação continuada diferente. Os profissio­nais visitaram na semana passada a Reserva Mata do Uru, que fica da cidade da Lapa. O encontro foi preparado pelas coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Thaís Jannuzzi Chaves e Ivanis Bordignon Nunes.

Durante a visita, os profissionais foram acompanhados por duas biólogas que falaram sobre os aspectos do local, bem como indicaram como podem ser feitas as aulas práticas com os alunos. Eles percorreram a trilha das Araucárias que tem um percusso de 637 me­tros. Antes, conheceram a calçada da fauna, que fica no início da trilha, na qual há pegadas das dos animais que vivem por ali.

O passeio guiado tem como objetivo desenvolver práticas de educação ambiental e sensibilização para a conservação da biodiversidade.

De acordo com as coordenadoras da SMED, o encontro foi orientado relacionando a temática com os Planejamentos Refe­rências de Ciências e Geografia para propor encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos para as aulas com os alunos do 6º ao 9º ano.

A Reserva Particular do Pa­trimônio Natural (RPPN) Mata do Uru é um trecho de Floresta com Araucária bem conservado, com grande diversidade de espécies de animais e vegetais, onde são desenvolvidas pesquisas científicas e atividades de Educação Ambiental. É mantida pelo Instituto Positivo, em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e é aberta a visitação para professores e alunos a partir de 8 anos. Para ver as fotos da visita, acesse o blog da SMED, www.smedaraucaria.blogspot.com.