Programa alfabetiza mais de 200

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em Araucária jovens e adultos estão tendo a chance de aprender a ler e escrever

O Programa Paraná Alfabetizado, uma ação do Governo do Estado desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, está alfabetizando jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais. Em Araucária, já são cerca de 203 pessoas nessas condições, que estão tendo a chance de aprender a ler e escrever.

Segundo o professor Alexandre Cordeiro Leal, gestor do programa no município, até julho deste ano existiam apenas duas turmas do Paraná Alfabetizado em Araucária, mas devido a uma ampla campanha estadual que foi desencadeada sobre o tema, hoje são 16 turmas em funcionamento.

“Na primeira semana de novembro estaremos abrindo mais três turmas, uma inclusive na área rural, na localidade de Guajuvira. Isso é muito importante porque conforme levantamentos recentes, em Araucária temos aproximadamente 4 mil analfabetos adultos”, comenta.

Alexandre salientou que a procura por vagas para ser um alfabetizador também aumentou nestes últimos meses. “E um dos pontos interessantes deste programa é que o próprio alfabetizador pode formar a sua turma e de certa forma ajudar na superação do analfabetismo, garantindo o acesso à leitura e à escrita àquelas pessoas que não tiveram oportunidade.

Mais vagas
Quem tiver interesse em fazer parte do programa Paraná Alfabetizado, seja como aluno ou professor, poderá fazer sua inscrição durante todo o ano letivo. A Secretaria da Educação vai contratar de imediato 1,7 mil professores alfabetizadores.

“Deixamos a data em aberto também para os educadores se candidatarem a qualquer tempo, porque eles são fundamentais na formação das turmas”, afirma o coordenador do programa, Wagner Roberto do Amaral. Wagner explica que a contratação imediata de 1,7 mil alfabetizadores é necessária devido à ampliação do número de turmas, que atualmente passam de 5 mil, podendo chegar a 7 mil no final deste ano. O número de alunos neste ano supera 75 mil. A meta é que esse número chegue a 100 mil alunos até o final de dezembro.

A remuneração para os educadores é de R$ 260 mensais, mais R$ 28 de auxílio-despesa. O edital pode ser consultado pelo site www.paranaalfabetizado.pr.gov.br. Eles são contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado. Os interessados devem procurar a diretoria da escola ou os Núcleos Regionais de Educação mais próximos.

Compartilhar
PUBLICIDADE