Projeto de Araucária é reconhecido nacionalmente

Os estudantes se destacaram na categoria esquete teatral com uma peça abordando o trabalho infantil
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os estudantes se destacaram na categoria esquete teatral com uma  peça abordando o trabalho infantil
Os estudantes se destacaram na categoria esquete teatral com uma
peça abordando o trabalho infantil

Um trabalho realizado por alunos do 5º ano da Escola Municipal Egipciana Swain Paraná Carrano recebeu reconhecimento nacional nos últimos dias. Isso mesmo! Depois de os estudantes participarem das atividades desenvolvidas em todas as escolas da cidade a respeito da pro­blemática do trabalho infantil no primeiro semestre deste ano, eles decidiram inscrever os materiais produzidos no Prêmio MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho, e conseguiram o 1º lugar do Paraná e o 5º lugar do país.

De acordo com Soeli Lechinhoski, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, esta foi a primeira vez em que uma instituição de ensino araucariense decidiu participar desse concurso, então a professora Andreia e os alunos estão de parabéns pela iniciativa. “Isso precisa ser desenvolvido todos os anos e nós estamos fe­lizes por termos um represen­tante de nossa cidade classificado nacionalmente”, comemora.

Segundo a professora Andreia Medina dos Reis, responsável pelas ações realizadas na Escola Egipciana, era possível efetuar a inscrição em quatro categorias do Prêmio, e a ins­tituição concorreu em todas. “Nos inscrevemos em poesia, música, esquete teatral e pintura, e fomos classificados com a nossa esquete”, conta.

A peça produzida pelos alunos foi simples, mas apresentou de maneira profunda como o trabalho infantil pode privar uma criança dos seus direitos de brincar, se alegrar, estudar e conquistar seu espaço na sociedade. “Apenas 10 alunos atuaram na frente da câmera, mas todos colaboraram na produção, aprenderam muito sobre o tema e ficaram animados e motivados com o reconhecimento, percebendo que não precisam ficar limitados à realidade da sala de aula”, conta a professora.

Além do prêmio, as atividades desenvolvidas no projeto também foram publicadas no jornalzinho Criança Não Traba­lha, produzido em parceria com o Jornal O Popular do Paraná, e até viraram livro. “Nós reunimos todas as poesias da escola em uma coletânea e vamos distribuir esse material em troca de gibis na nossa Mostra de Projetos dia 11 de dezembro. Inclusive, quem quiser contribuir com nosso novo acervo de gibis pode participar conosco nesta data”, adianta a professora.

Resultado Nacional

• Categoria Esquete Teatral

1º Lugar – Ceará
2º Lugar – Minas Gerais
3º Lugar – São Paulo
4º Lugar – Maranhão
5º Lugar – Paraná

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE