Início / Notícias / Geral / Projeto Oficina de Leitura recebe menção honrosa

Projeto Oficina de Leitura recebe menção honrosa


Oficinas de leitura realizadas há 14 anos, nas nidades básicas de saúde de Araucária. Foto:divulgação

 

O projeto das Oficinas de Leitura que a Prefeitura de Araucária desenvolve nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), recebeu menção honrosa do Congresso Sesi ODS, promovido pelo Sistema Fiep, que ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba. O município concorreu na categoria Poder Público. O evento premiou as melhores práticas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A terceira edição do Prêmio Sesi ODS contou com a participação de 361 instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos ODS. As categorias premiadas foram: indústria, empresa de pequeno, médio e grande porte, terceiro setor, instituição de ensino e Programa Miniempresa. Além disso, 281 instituições receberam o Selo Sesi ODS 2018.

Sobre as oficinas

O projeto das oficinas de leitura/escrita foi criado em 2004 pelas fonoaudiólogas Regina Gabardo, Simone Farinha e Bárbara Belnoski. “A proposta inicial era atender a demanda de crianças encaminhadas pelas escolas para atendimento fonoaudiólogo. Mas há tempos as Oficinas passaram a ser muito mais que o atendimento a esta demanda. Elas objetivam o letramento das crianças e seus familiares para que estabeleçam uma relação significativa com a linguagem escrita por meio da literatura infantil, contribuindo para a formação de leitores e autores críticos”, explica Regina.

As narrativas são feitas pelas fonoaudiólogas que, dando vida às histórias, despertam a curiosidade e a imaginação dos participantes. Também buscam oferecer condições para compreensão de fatos, condutas e sentimentos presentes na trama, correlacionando-as com experiências cotidianas, ampliando as possibilidades de compreenderem e intervirem em suas realidades e na sociedade. O empréstimo de livros também está incentivando o hábito da leitura. Atualmente, as oficinas ocorrem em todas as Unidades de Saúde Básica do município.

Publicado na edição 1139 – 14/11/18

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*