Home / Notícias / Geral / Projeto Oratória nas Escolas 2015 já começou

Projeto Oratória nas Escolas 2015 já começou

As aulas ajudaram os participantes a  desenvolver raciocínio crítico

As aulas ajudaram os participantes a
desenvolver raciocínio crítico

Os alunos aprenderam diversas técnicas de  apresentação no Teatro da Praça

Os alunos aprenderam diversas técnicas de
apresentação no Teatro da Praça

Falar em público é um tema que assusta muitas pessoas. Afinal, é comum as pernas tremerem, a voz embargar e o nervosismo prejudicar a construção e explanação das ideias. No entanto, o treinamento é a chave do sucesso e tem feito a diferença para adolescentes como Vitória Ribeiro Milani.

Estudante do 9º ano na Esco­la Profª. Elvira de França Buschmann, ela é uma das 30 participantes do Projeto Oratória nas Escolas, organizado pelo JCI, e tem aproveitado todas as dicas. “É a segunda vez que eu participo, e está sendo uma experiência incrível! Nós temos várias aulas com técnicas de apresentação, e tenho certeza que vou levar esse conhecimento para o resto da minha vida”, afirma a garota.

Assim como ela, todos os concorrentes participaram de diversos encontros nas últimas semanas, nos quais receberam noções de como se apresentar em público, manter a calma e, principalmente, desenvolver senso crítico para montar um bom discurso. “Nosso objetivo é fazer com que eles percebam que podem fazer algo para me­lhorar as condições em que estão inseridos e ainda têm tudo para se tornarem grandes líderes. Então, os discursos são sempre polêmicos e, este ano, refletem a respeito do tema ‘Minha cidade precisa de mim, qual é o meu papel?’”, explica Danilo Donoso, um dos organizadores da competição.

Segundo ele, todas as escolas municipais de Araucária tiveram oportunidade de inscrever até cinco alunos para as oficinas deste ano, e agora passarão pelo processo de eliminatória. “Nesta semana, os alunos apresentam seus discursos de três a cinco minutos no Teatro da Praça. Lá, eles serão avaliados por vários jurados que analisarão 45 critérios dentro dos pilares conteúdo, apresentação e voz. Os doze com maiores pontuações serão classificados para a grande final”, adianta.

De acordo com o organizador, a comunidade não pode assistir às eliminatórias, mas é convidada para a “prova de fogo”, que acontece na Câmara Municipal de Vereadores dia 14 de outubro. “O evento começa às 19h e premiará o campeão com tablet e troféu”.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: DIVULGAÇÃO

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*