Home / Notícias / Sem categoria / Projeto vai reestruturar o Parque Cachoeira

Projeto vai reestruturar o Parque Cachoeira


Empresa de consultoria tem projeto para redefinir áreas públicas e de preservação ambiental.

O Parque Cachoeira, um dos principais pontos turísticos de Araucária, passará por um projeto de readequação, que vai definir os locais de uso público, a parte histórica e as áreas de preservação ambiental. É uma espécie de diagnóstico completo, com um levantamento de tudo que funciona hoje dentro do parque.

Esse estudo, que fez parte da primeira parte do projeto, foi elaborado pela Igplan, uma empresa de consultoria ambiental de Curitiba, e levou cerca de um mês para ser concluído. A próxima etapa deste trabalho acontece no dia 23, quando este levantamento será apresentado a todas as secretarias envolvidas com a manutenção do parque, como a do Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer e da Agricultura.

“Com base nessa apresentação é que serão elaboradas as ações que serão implantadas”, explica o engenheiro cartógrafo da Igplan, Franco Amato. Ele disse ainda que esse estudo resultará num novo zoneamento do parque.

O Parque

O Parque Cachoeira foi criado em 1982 e tem uma extensão de 166.000 m². Possui mata nativa, lago e ribeirão, o que serve de atrativo para as pessoas que buscam contato com a natureza. A visitação acontece principalmente nos finais de semana e feriados.

Dentro do parque funcionam o Museu Tingüi-Cuera, com o Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres; Aldeia da Solidariedade; Casa do Artesanato; Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza; Cantinho Infantil e sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A visitação ao parque é aberta diariamente, das 8h às 17h30 e o telefone para informações é o (41) 3901-5037.

Os atrativos do Parque

Entre os locais de visitação do Parque estão a Aldeia da Solidariedade, o Museu Tingüi Cuera, o cantinho da Criança e a Casa do Artesanato.

A Aldeia é constituída por centenárias edificações de madeira rudimentar que os poloneses construíram quando chegaram à região. Em 1982, foram transferidas de Thomaz Coelho, devido à construção da barragem do Passaúna, para o Parque Cachoeira. Conta com duas casas, chiqueiro, paiol e picador de palha, utilizados para oficinas de arte e artesanato. o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30.

O Museu Tingüi-Cuera, que contém parte da história da cidade, funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13h30 às 17h30, as segundas das 13h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas.

O Cantinho Infantil, sinônimo de alegria para as crianças de Araucária, fica na entrada principal do Parque Cachoeira. O espaço dispõe de jogos pedagógicos, televisão e vídeo com exibição de desenhos animados, material de pintura, desenho e ainda um cantinho de leitura. As crianças não têm atividades impostas, elas têm a liberdade de escolher o que mais se identificam. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 e nos finais de semana e feriados das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Outro atrativo, a Casa do Artesanato, faz o cadastramento de artesãos, comercialização de artesanato local e a divulgação e comercialização do artesanato local através de feiras e exposições. Também faz o cadastro para barracas de artesanato (feiras no município). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*