Início / Colunas / SMED / Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares estão em processo de atualização

Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares estão em processo de atualização


Os profissionais da Educação estão realizando a atualização das Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares das unidades educacionais. Esse trabalho teve início em junho de 2015 e deve ser concluído no fim de agosto. O processo de atualização exige a participação coletiva de todos aqueles que compõem a Comunidade Escolar: profissionais da educação, pais e estudantes.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) tem ofertado Formação Continuada aos gestores e Conselhos Escolares para dar suporte às unidades educacionais para que atualizem esses documentos. No total a formação terá um total de 28 horas presenciais.

Segundo Andréa Voronkoff, responsável pela formação, já foram realizados cinco encontros, ainda estão previstos a realização de mais dois. “Nesses encontros foram trabalhadas questões relacionadas à caracterização da comunidade escolar, às condições físicas e materiais reais e necessárias para que as unidades implantem suas propostas, a relação dos profissionais, com sua formação, cargos e funções, as concepções que norteiam todo o trabalho da Unidade: sociedade, educação, gestão, planejamento, ensino-aprendizagem, metodologia, currículo, avaliação e formação continuada”, contou.

Nos próximos encontros serão trabalhadas questões referentes ao regime de funcionamento das unidades, ao calendário escolar e ao Regimento Escolar, que de acordo com Andréa, é a “lei” da unidade. “É o documento que traduz na forma legal as concepções e toda a organização da unidade educacional”, afirmou.

As Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares deverão ser homologados pela SMED até o dia 31 de agosto, prazo definido pelo Conselho Municipal de Educação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*