Quase 13 mil bebês depois, HMA completa sete anos

Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

HMA realiza cerca de 13.700 atendimentos por mês
HMA realiza cerca de 13.700 atendimentos por mês

O Hospital Municipal de Araucária (HMA) completou na segunda-feira, 7 de setembro, seu sétimo ani­versário. Para marcar a data, a Prefeitura realizou um ato simbólico na manhã de quarta-feira (9), que contou com a presença da primeira criança nascida na unidade, Nicolly Gabrielle Quadros Diniz. Depois dela, aliás, já vieram ao mundo pelas mãos dos médicos do HMA ou­tras 12.564. Quer dizer, isso até ontem (10). Hoje o número já deve ter aumentado.

Para chegar ao seu sétimo aniversário, o HMA teve que superar uma grande crise em meados de 2013 quando – em razão de divergências entre a Prefeitura e a entidade que o administrava, a Pró-Saúde – o local chegou a ser fechado por alguns dias. Atualmente, o HMA é ge­renciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), uma entidade sem fins lucrativos. Segundo o INDSH, hoje o Hospital ope­ra com 100% da capacidade contratada pelo Município.

Nicolly foi a primeira bebê a vir ao mundo no HMA, isso em setembro de 2008
Nicolly foi a primeira bebê a vir ao mundo no HMA, isso em setembro de 2008

Durante a solenidade de aniversário, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), lembrou das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura quando se iniciou a construção do HMA e a desconfiança de muitas pessoas quanto a operacionalização do local. “Hoje, temos um dos melhores hospitais da região metropolitana e do Sul do país. Temos que nos orgu­lhar ainda do fato de o HMA ter voltado a possibilitar que os araucarien­ses voltassem a nascer aqui. Me lembro que antes do Hospital e, em razão das dificuldades enfrentadas pelo antigo Hospital São Vicente de Paulo, as mães tinham que ter seus filhos em Curitiba. Com o HMA, isto mudou”, comenta.

Dados da direção do HMA apontam que hoje a unidade está estruturada com 99 leitos de internação, sendo vinte de unidades de terapia intensiva (UTIs). Destas, nove são para adultos e onze para crianças. O Hospital tem ainda 79 leitos de enfermaria (16 de pediatria, 22 de maternidade e 41 de clínica médica e cirúrgica).

Prefeito visitou pacientes do HMA na manhã de quarta-feira
Prefeito visitou pacientes do HMA na manhã de quarta-feira

Por mês, o HMA realiza em média 13.700 atendimentos. Para manter tudo isso funcionan­do são necessários 386 profissionais, entre corpo de enfermagem, serviços gerais e administrativos. O corpo clínico possui 110 médicos, de quinze diferentes especialidades em consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS / CARLOS POLY / SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE