Início / Colunas / SMED / Quase 400 crianças participam do “Espaço Criança” durante as férias

Quase 400 crianças participam do “Espaço Criança” durante as férias


Janeiro é um mês de férias para muitas famílias, período que prevalecem as brincadeiras, as viagens, os passeios. É a possibilidade de intensificar ainda mais os momentos de estarem juntos (pais e filhos). Mas nem todos os pais conseguem tirar férias junto com as crianças e por isso a Secretaria Municipal de Educação (SMED) deixa funcionando neste mês, dois Centros Municipais de Educação Infantil (Santa Clara e Califórnia). Esses Centros denominados de “Espaço Criança” concentram, até o dia 02 de fevereiro, o atendimento em tempo integral de 360 crianças da própria instituição e das outras unidades da cidade que estão fechadas.

É um local alternativo de recreação e de atividades culturais e, portanto, não tem relação com o calendário escolar. No fim de 2015, os pais tiveram que comprovar a impossibilidade de ficar com as crianças neste período de férias escolares por motivos profissionais. A partir disso, foi definido o número de profissionais, os materiais para realização das atividades, e também a quantidade de refeições (merenda escolar).

São realizadas atividades diferenciadas, brincadeiras, contação de história, música e várias atividades de lazer, promovendo a integração das crianças de forma prazerosa e lúdica. “As crianças vem pra cá e contam com atividades mais lúdicas. As atendentes são orientadas para levar ao parque para brincar, fazer contação de histórias, brincadeiras de roda. Nada voltado para papel. É para se divertir mesmo. Ficarem mais tranquilos”, afirmou Márcia da Silva, diretora do Espaço Criança Califórnia.

Há que se ressaltar que o atendimento em período de férias visa atender a uma necessidade dos pais que, devido ao trabalho, não têm como passar o dia com seu filho durante o mês de janeiro. Entretanto, é preciso destacar o direito garantido na Constituição Federal e reafirmado em leis e pareceres da Educação, que diz respeito à convivência familiar. É nos períodos de férias e recessos que as crianças têm a oportunidade de vivenciar outras experiências e fortalecer o vínculo com seus familiares.

Volta às aulas

Vale lembrar que o início das aulas para todas as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) será no dia 05 de fevereiro.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*