Reajuste no preço da gasolina motiva protesto de petroleiros

Refinaria Presidente Getúlio Vargas é responsável por 12% da produção nacional de derivados de petróleo. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Reajuste no preço da gasolina motiva protesto de petroleiros
Foto: Marco Charneski

 

Na última terça-feira, 23, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,0396 no valor do litro de gasolina nas refinarias, esse reajuste motivou os trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar/Petrobrás), em Araucária, a  realizarem uma manifestação nesta quinta-feira, 25, por volta das 07h00, em frente à fábrica.

Segundo o Sindipetro, o país extrai em média 2,6 milhões de barris de petróleo por dia e consome 2,2 milhões. A capacidade de refino é de 2,4 milhões de barris. Porém, com a redução, as refinarias brasileiras produzem em média apenas 1,6 milhões de barris/dia. Os petroleiros defendem uma política de preços dos combustíveis com base no volume de extração de petróleo no Brasil, a capacidade de refino no país e os custos dessas atividades. Assim, o preço ao consumidor interno seria determinado principalmente pelo custo de produção da Petrobras mais uma margem de lucro. A manifestação que acontecerá nesta quinta-feira também vai ocorrer em outras refinarias do país.

Texto: Maurenn Bernardo e Assessoria

Compartilhar
PUBLICIDADE