No próximo sábado, 9 de novembro, a região onde fica o CRAS Tupy receberá, das 8h às 16h, um mutirão para novos cadastros e atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico) de moradores de Araucária; independente da região onde moram. O mutirão será no Barracão do Instituto Schnorr, localizado na rua Maganólia, nº 55, Chácara Ludovido Bionoski, Campina da Barra. O atendimento será por ordem de chegada. Quem não tem os dados atualizados pode ter o benefício bloqueado. Quem já atualizou recentemente não precisa se preocupar.

Precisam atualizar os dados aqueles que estão com mais de dois anos que não atualizam as informações e também aqueles que tiveram alteração na composição da família, para mais ou menos pessoas, quem mudou de endereço/município nos últimos dois anos ou se as crianças mudaram de escola. Beneficiários da tarifa social da Copel precisam atualizar os dados do Cadastro Único todo ano.

Porta de entrada

O Cadastro Único é a “porta de entrada” para vários programas sociais. As pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, na tarifa social de água e da Copel, no Programa do Leite, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns dos exemplos que devem sempre manter o cadastro atualizado.

Segundo a SMAS, a atenção deve ser maior dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não estão inscritos no CadÚnico. O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência (de qualquer idade) com renda por pessoa da família inferior a ¼ do salário mínimo atual ou renda familiar de até 3 salários mínimos. É comum o BPC ser confundido pelos beneficiados como uma aposentadoria ou pensão, mas, ao contrário destas, o BPC não tem a 13ª parcela.

No dia do mutirão, devem ser apresentados para cadastro e atualização do CadÚnico os documentos originais de todas as pessoas que moram na casa: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.

Texto: PMA